O evento marcou também o início da programação do Bento em Vindima, que segue até o dia 29 de março
redacao@serraempauta.com.br
11.01.2026 - 07h50min
Bento Gonçalves sediou neste sábado (10) a abertura oficial da colheita da uva no Rio Grande do Sul. O evento marcou também o início da programação do Bento em Vindima, que segue até o dia 29 de março. A bênção das uvas e da safra no Estado foi conduzida pelo padre Moacir Canal.
A cerimônia ocorreu durante o Festival Sabores da Vindima, realizado na Vinícola Salton, no Distrito de Tuiuty. A programação contou com apresentações artísticas de Cavattapi, Canzoni Belle, Beto e Tobias, Canarinhos, Samuel Pedrotti e Marco Antônio e Banda.
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, o vice-prefeito Amarildo Lucatteli e o secretário de Turismo, Henrique Nuncio, recepcionaram o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, que representou o governador Eduardo Leite, além do deputado estadual Guilherme Pasin.
Também participaram do ato os prefeitos de Caxias do Sul, Adiló Didomenico; de Farroupilha, Jonas Tomazini; de Garibaldi, Sérgio Chesini; de Pinto Bandeira, Adilso Salini; e a prefeita em exercício de André da Rocha, Neusa Biavatti Cavedon, além de outras autoridades e visitantes.
A programação incluiu a colheita simbólica da uva, a tradicional pisa, que representa a etapa inicial da produção do vinho, muito presente em atividades de enoturismo e festas coloniais, além de passeio de tuc-tuc com Nei Tomasi, da Adoloratta, e Roberto Cainelli, da Vinícola Cainelli. Participaram da pisa as soberanas da Fenavinho Laura Strozak, Yasmin Barbacovi e Graziele Miszevski.
O secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Henrique Nuncio, destacou o significado do evento de abertura da vindima e ressaltou a uva como símbolo da identidade do Município. Segundo ele, a celebração reúne história, trabalho, tradição e futuro, além de convidar moradores e turistas a viverem experiências ligadas ao enoturismo. Ele também agradeceu a união dos envolvidos na realização do festival.
Em sua segunda edição, o Festival Sabores da Vindima reuniu mais de 30 empreendimentos das rotas Encantos da Eulália, Vale das Antas e Faria Lemos. A programação contou com gastronomia, artesanato, vinhos e atrações entre os parreirais da Vinícola Salton.
O deputado estadual Guilherme Pasin destacou a presença da comunidade e de turistas como essência da vindima. Segundo ele, o setor do vinho impulsiona o desenvolvimento regional, envolvendo agricultores, o turismo e dezenas de atividades econômicas ligadas à cadeia produtiva.
O secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, ressaltou a importância da agricultura para a economia gaúcha e afirmou que a celebração valoriza o trabalho e a dignidade dos produtores rurais. Ele manifestou expectativa de uma safra positiva, com apoio das condições climáticas.
Já o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, enfatizou a relevância da vitivinicultura para o Município e para o interior. Segundo ele, a abertura da vindima simboliza o reconhecimento do trabalho das famílias agricultoras e da história construída em torno do vinho, mesmo diante dos desafios climáticos.
A programação do Bento em Vindima segue até o dia 29 de março. A agenda completa de atividades pode ser consultada no site oficial do turismo do Município.
Leia mais:
Samae entrega 130 caixas d’água no Loteamento Vêneto, em Caxias do Sul
Jogos Coloniais da Festa da Uva começam dia 17 de janeiro em Caxias do Sul
Caxias do Sul entra em ranking internacional da Organização Mundial de Jornalismo Turístico
Flores da Cunha sedia a abertura nacional da colheita da uva
Caxias do Sul define regras para o Carnaval em áreas públicas
Tags:
Vindima abertura colheita Bento Gonçalves valoriza trabalho agricultores
