A licitação prevê o fornecimento de 82 ônibus elétricos, sendo 60 unidades com capacidade para 75 passageiros, e 22 unidades para 135 pessoas
redacao@serraempauta.com.br
25.11.2025 - 15h43min
A Agrale iniciou no dia 17 de novembro a entrega dos primeiros ônibus 100% elétricos do modelo MT 17.0 LEe, marcando o início da implantação do Sistema TramBus, o novo modelo de mobilidade sustentável da capital argentina. A licitação prevê o fornecimento de 82 ônibus elétricos, sendo 60 unidades do MT 17.0 Lee, com capacidade para 75 passageiros, e 22 unidades do articulado MT 27.0 LEe, para 135 pessoas.
Com autonomia mínima de 270 km, os ônibus combinam desenvolvimento local e tecnologia internacional. O chassi foi desenvolvido pela Agrale Argentina S.A., enquanto o conjunto elétrico foi criado em parceria com a britânica Equipmake LTD. A carroceria, produzida pela TodoBus S.A., do Grupo DOTA, é fruto de uma colaboração de longa data com a Agrale Argentina, unindo a expertise da marca na construção de estruturas leves e eficientes às soluções da Agrale para veículos urbanos.
Essa integração reforça a capacidade dessas empresas de entregar produtos completos, modernos e adequados às demandas do transporte público da capital argentina, no qual a Agrale tem uma posição muito relevante.
O Sistema TramBus será composto, exclusivamente, por ônibus elétricos e atuará como complemento em superfície à rede de metrô, ampliando a integração entre modais e oferecendo uma alternativa moderna, eficiente e de zero emissões, representando um avanço significativo para a mobilidade da capital.
A Agrale já forneceu para o sistema de transporte local 12 unidades de micro-ônibus elétrico, de 7,5 metros e capacidade para 20 passageiros, que atendem as rotas do centro histórico e um circuito especialmente dedicado ao programa de visitação aos museus de Buenos Aires. Esse trajeto conecta diversas instituições culturais icônicas, como o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu de Arte Latino-Americana e o Museu de Arte Moderna, entre outros.
Com as primeiras entregas de ônibus urbanos elétricos ao Sistema TramBus e os micro-ônibus já em operação, a Agrale reafirma seu protagonismo no desenvolvimento de soluções de transporte inovadoras e sustentáveis.
Leia mais:
Empresário Paulo Scopel é eleito presidente do Simecs em Caxias do Sul
Edição de Natal do Verão Cultural leva arte aos bairros de Bento Gonçalves
Diretora da Agência Batuca é finalista do Salão ARP 2025
Parque dos Macaquinhos terá show com banda caxiense e karaokê neste domingo
Sesc realiza Caminhada de Caravaggio nesta sexta-feira em Farroupilha
Tags:
Economia negócio Agrale entrega primeiros ônibus elétricos Sistema TramBus Buenos Aires
