Espaço no saguão central do Palácio Farroupilha abriga as lembranças de três dos momentos mais marcantes da história do Parlamento gaúcho
redacao@serraempauta.com.br
18.11.2025 - 08h41min
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul inaugurou nesta segunda-feira (17), a Galeria Memória e Democracia, um pequeno espaço no saguão central do Palácio Farroupilha, para abrigar as lembranças de três dos momentos mais marcantes da história do Parlamento gaúcho.
O espaço exibirá a nominata dos deputados estaduais cassados no período da ditadura militar (1964-1985), pelo Ato declaratório da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, de 14 de janeiro de 1948, e na dissolução da 36ª Legislatura e outorga da Constituição de 10 de novembro de 1937, durante o Estado Novo (1937-1945).
A iniciativa foi do próprio presidente do Parlamento, deputado Pepe Vargas (PT), que, em 2019, protocolou um projeto de resolução com o propósito de afirmar os valores da democracia e a importância do funcionamento legítimo, pleno e independente do Poder Legislativo.
"A ideia é resgatar processos históricos vivenciados pela Assembleia Legislativa e manter viva a memória do que aconteceu no país para que não se esqueça e para que nunca mais aconteça", declarou Pepe, repetindo lema que evoca a Comissão de Familiares de Mortos de Desaparecidos Políticos durante a Ditadura Militar.
Pepe afirmou que a redemocratização do Brasil sem mecanismos de justiça restaurativa é um fator que favorece o recrudescimento de movimentos golpistas, como o que ocorreu em 8 de janeiro de 2023, e outros mais sutis, como em 2016.
"Temos que manter o debate na sociedade, lutando contra o esquecimento e o apagamentos destes episódios de nossa história", defendeu.
Também se manifestaram o presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Jair Krischke; e o ex-deputado Raul Carrion (PCdoC).
A cerimônia foi prestigiada por representantes de entidades ligadas à defesa dos direitos humanos, OAB, sindicalistas, pelos deputados Miguel Rossetto e Valdeci Oliveira, ambos do PT, pelo deputado emérito Raul Pont, e pelos ex-deputados Ronaldo Zulke e Silvino Heck, também do Partido do Trabalhadores.
I - Mandatos cassados na Ditadura Militar (1964-1985)
41ª Legislatura
Aliança Republicana Socialista: Bruno Segalla, Carlos Lima Aveline, Clovis Moraes Rodrigues, Darcy Von Hoonholtz, Marino dos Santos.
Movimento Trabalhista Renovador: Cândido Norberto, Osmar Lautenschleiger.
Partido Trabalhista Brasileiro: Álvaro Petracco, Antônio Visintainer, Beno Orlando Burmann, Guilherme do Valle, Hélio Fontoura, João Caruso, José Lamaison Porto, Justino Quintana, Nelson Amorelli Vianna, Rubens Porciúncula, Seno Ludwig, Wilmar Taborda, Wilson Vargas.
42ª Legislatura
Aliança Renovadora Nacional: Ari Delgado
Movimento Democrático Brasileiro: Darcilo Giacomazzi, Flávio Ramos, João Brusa Netto, Lauro Hagemann, Mozart Bianchi Rocha, Pedro Gomes Nunes, Renato Souza, Rubem Lang, Terezinha Irigaray.
II - Mandatos cassados pelo Ato declaratório da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, de 14 de janeiro de 1948
37ª Legislatura
Partido Comunista Brasileiro: Dyonélio Machado, Otto Alcides Ohlweiler, Pinheiro Machado Neto.
III - Mandatos cassados na dissolução da 36ª Legislatura e outorga da Constituição de 10 de novembro de 1937, durante o Estado Novo (1937-1945).
Partido Libertador: Armando Fay de Azevedo, Décio Martins Costa, Edgar Schneider, Raul Pilla.
Partido Republicano Liberal: Adolpho Peña, Alberto de Britto, Antenor Amorim, Antônio Xavier da Rocha, Argemiro Dornelles, Augusto Gonçalves de Souza Júnior, Benjamin Dornelles Vargas, Darcy Azambuja, Favorino de Freitas Mércio, Francisco Corrêa, Hildebrando Westphalen, Ildefonso Simões Lopes Filho, José Loureiro da Silva, José Pereira Coelho de Souza, Júlio Diogo, Luiz Francisco Guerra Blessmann, Moysés Vellinho, Oswaldo Hampe, Paulo Rache, Pompilio Cylon Rosa, Roque Degrazia, Viriato Dutra.
Partido Republicano Rio-Grandense: Adolpho Dupont, Adroaldo da Costa, Aurélio de Lima Py, Camilo Martins Costa, Firmino Paim Filho, Joaquim Maurício Cardosos, Olivério de Deus Vieira Filho.
Representantes Classistas: Antônio Gageiro Filho, Carlos Paranhos, Carlos Santos, Homero Fleck, João de Oliveira Castro, José Bertaso, Moacyr Godoy Ilha.
Leia mais:
Daniel Panizzi é eleito presidente do CIC de Bento Gonçalves
Expochurrasco ocorre no sábado nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias
Primeira etapa do Hospital Unimed Farroupilha é inaugurada
Professora Kelly Bruch assumirá a direção do campus da UFRGS na Serra
Prataviera realiza chegada do Papai Noel no próximo sábado, em Caxias do Sul
Tags:
Política Memória e Democracia Assembleia inaugura galeria homenagem deputados cassados regimes exceção
