Siga nossas redes sociais
Logotipo - Câmara de Vereadores de Caxias do Sul lança o livro e documentário Memórias  | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Câmara de Vereadores de Caxias do Sul lança o livro e documentário Memórias  | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Preservação

Câmara de Vereadores de Caxias do Sul lança o livro e documentário Memórias

O projeto conta a trajetória de seis perfilados: Ana Corso, Francisco Spiandorello, João Tonus, José Martins, Vera Azevedo e Zoraido da Silva.

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Guilherme de Paula/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O livro e o documentário do projeto Memórias da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul foram oficialmente lançados na noite desta quinta-feira (18), no plenário do Legislativo caxiense.

banner_serra_encontro_fast.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Mais de 100 pessoas prestigiaram a solenidade, que contou com ex-vereadores e personalidades perfilados. São eles: ex-parlamentares Ana Corso, Francisco Spiandorello e Zoraido da Silva, além do professor João Tonus, do empresário José Martins e da professora Vera Azevedo.

O livro é organizado pelo historiador Eduardo Reis, pelo jornalista Fábio Rausch (autor dos textos) e pelo publicitário Thales Comerlato Castagna. O documentário teve a produção da jornalista Marliva Gonçalves, sob a supervisão da jornalista Caroline Dall'Agnol.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Lucas Caregnato (PT).
Segundo ele, o projeto nasce do compromisso institucional com a preservação da história, a valorização da memória e o fortalecimento da cidadania.

"Registrar o passado não é um exercício de nostalgia, mas é um ato de responsabilidade pública. Dessa forma, compreendemos as decisões tomadas, os caminhos escolhidos e os valores que orientam a construção da cidade", enfatizou.

Em seguida, manifestaram-se Marliva, produtora do doc, e Rausch e Reis, organizadores do livro. O trio relembrou aspectos historiográficos dos perfilados e da própria Câmara. Destacaram os conceitos do projeto e como funcionou o processo até o lançamento.

A cerimônia prosseguiu com entregas de exemplares a cada um dos homenageados. O público pôde conferir trechos dos depoimentos de cada um e a respectiva manifestação a partir da tribuna.

Divididos em blocos de 12 minutos para cada entrevistado, o material já está disponível na grade de programação da TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) e na página de YouTube do canal televisivo.

Confira quem são os perfilados e os links das entrevistas

Ana Corso (https://encurtador.com.br/qFEe), Francisco Spiandorello (https://encurtador.com.br/oDTW), Zoraido da Silva (https://encurtador.com.br/QSXW), João Tonus (https://encurtador.com.br/msbd), José Martins (https://encurtador.com.br/qjML) e Vera Azevedo (https://abre.ai/okEq).

Terminada a solenidade, os autores, os perfilados e o público se dirigiram ao Espaço Cultural Mário Crosa, onde aconteceu uma sessão autógrafos. A tiragem do livro físico é de 1,5 mil exemplares, com distribuição gratuita.

Saiba mais sobre o projeto Memórias

O projeto Memórias (Anuário 2025) da Câmara Municipal de Caxias do Sul reformula um trabalho de guarda permanente do Centro de Memória com a Assessoria de Comunicação Social, sendo esta por meio da TV Câmara Caxias. A nova roupagem busca garantir que, a cada ano, sucessivamente, sejam editados livros e documentários televisivos.

Com sustentação historiográfica e linguagem jornalística, o leitor/telespectador terá acesso a relatos de vereadores e personalidades que, a partir de vínculos com o Parlamento, contribuíram com o bem-estar da municipalidade.

A combinação de ambos os formatos possibilitará à cidadania melhor se apropriar de figuras e fatos que marcam a vida da cidade, com impactos no presente e no porvir. Desse modo, o Legislativo cumpre com a função social, de formar pensamento crítico, o mesmo que facilitará cada cidadão na própria fiscalização dos atos públicos.

Leia mais:
Tchê Noel é uma das novidades da programação natalina de São Chico

Sesc de Caxias encerra programação natalina com mais de um mês de atividades
Festa de Natal do Bairro Fátima acontece neste domingo em Caxias do Sul
De olho em 2026: quem aprova, não volta!
Pista da BR-116 é liberada no novo acesso ao Bairro Planalto, em Caxias do Sul

 

Tags:

Política preservação Câmara de Vereadores Caxias do Sul lança livro documentário Memórias