Licitação para construção do serviço foi publicada no Diário Oficial
redacao@serraempauta.com.br
15.10.2025 - 10h07min
O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Integração passará para tipo III, com atendimento 24 horas por dia, inclusive em feriados, e com a disponibilização de leitos. É um serviço do SUS voltado a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.
O edital de licitação foi lançado nesta segunda-feira (13) no Diário Oficial do Município, e a previsão é de que até 30 de outubro sejam abertas as propostas. O Ministério da Saúde deve garantir recursos na ordem de R$ 2.571.000,00 e haverá contrapartida do Município. O valor total da licitação é de R$ 4 milhões. A nova estrutura estará localizada no bairro Sagrada Família.
Caxias do Sul já conta com cinco CAPS, sendo dois do tipo II já implantados, o primeiro aberto no ano de 2004 e o outro em 2022, que funcionam das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.
Oferecem atendimentos diários a adultos e incluem atividades como atendimento individual e em grupo, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, apoio a familiares e atividades comunitárias.
"A qualificação de um dos CAPS tipo II para tipo III amplia a oferta de cuidados na Rede de Atenção Psicossocial, potencializando o cuidado daqueles que necessitam de atenção contínua, atendendo de forma mais qualificada as situações de crise, possibilitando evitar novas internações psiquiátricas ao contar com cinco leitos do acolhimento noturno", destaca a diretora da Rede de Atenção Psicossocial, Marina Guerra.
A diretora acrescenta: "como percebe-se um adoecimento da população em geral e consequente aumento da demanda em saúde mental, o novo CAPS III possibilitará a ampliação do cuidado à comunidade caxiense. Então, temos pressa para que esse projeto saia do papel o quanto antes e mais um serviço de saúde mental se torne realidade."
O secretário da Saúde, Rafael Bueno, destaca que será mais um espaço reformulado e voltado para atenção psicossocial da população em vulnerabilidade, atendendo a integralidade das pessoas.
"Apenas no Brasil, a saúde mental abrange 3% da população em geral, então, esse espaço remodelado vai fortalecer o vínculo entre a saúde das pessoas que irão usar esse serviço. Vamos nos empenhar para esse projeto sair logo do papel para se transformar em realidade", disse Bueno.
Leia mais:
Prefeitura de Caxias firma termo inédito que garante vagas na Educação Infantil
Unimed Serra Gaúcha lança ação para banco de vagas de emprego em Caxias
Avenida Júlio tem bloqueio parcial para instalação da iluminação de Natal em Caxias
Samae substitui tubulação de água e implanta rede de esgoto na Montaury, em Caxias
Feira do Livro de Nova Petrópolis ocorre nesta semana: confira a programação
Tags:
Saúde Mental Caxias do Sul CAPS atendimento 24 horas Licitação Diário Oficial saúde mental