Instituição ainda realizou mudanças na estrutura física
redacao@serraempauta.com.br
13.02.2026 - 17h44min
O ano letivo no Colégio Madre Imilda inicia na próxima quarta-feira (18), e a comunidade escolar poderá perceber as mudanças na estrutura física e pedagógica de uma das instituições de ensino mais tradicionais de Caxias do Sul. O colégio, que em março completará 98 anos, atenderá mais de 1,6 mil alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Dentre as melhorias destacamos a reforma da fachada e do telhado do prédio exclusivo do 1º ano e um novo saguão de entrada e saída pela Avenida Júlio de Castilhos, para as turmas de 4º e 5º anos - período da tarde.
Seguindo o plano diretor teve a modernização de espaços como recepção, salas de atendimento às famílias, salas de aula, espaços do Turno Extracurricular, salãozinho, espaço para conferência, sala de setores como direção, vice-direção, mecanografia, TI, marketing, pastoral e higienização.
No quesito inovação, os alunos contarão com um estúdio para gravação de vídeos e podcasts para ser usado nas atividades pedagógicas e de protagonismo estudantil.
Na parte pedagógica, foi priorizado um olhar especial para a Atividade Extracurricular, que atende as necessidades das famílias e se destina aos estudantes da Educação Infantil até o 8º ano dos anos finais, os quais podem permanecer o dia todo no colégio.
Para o 9º ano e Ensino Médio a novidade é o Plantão de Redação com foco na redação Nota 1000. Nessa mesma linha, será lançado o Clube de Redação como cortesia para os alunos do 6º ano ao Ensino Médio.
O colégio é formado por uma equipe de quase 200 profissionais, entre coordenação pedagógica, coordenação de etapa, SOE, professores e equipe administrativa.
A diretora Vanessa Rodrigues, que ainda celebra o Prêmio Sinepe 2025 — recebido em dezembro e considerado uma das principais distinções para escolas privadas do Rio Grande do Sul — diz que os avanços só têm sido possíveis com o apoio da Rede ICM de Educação e das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, além da parceria das famílias que confiam na proposta pedagógica da escola.
Vanessa destacou que a instituição busca aprimorar, a cada ano, tanto a qualidade pedagógica quanto a estrutura oferecida, com base nos valores e na mística de Bárbara Maix, fundadora da congregação. Conforme a diretora, o objetivo é contribuir para a formação integral de alunos conscientes, solidários e comprometidos com a construção de um mundo melhor.
Leia mais:
Bloquinho prepara atrações de Carnaval para crianças, em Caxias do Sul
Entrega da chave da cidade abre Carnaval de Rua em Caxias do Sul
Verão Cultural leva música e cinema para bairros de Bento Gonçalves
Economia de Caxias do Sul encerra 2025 com retração puxada pela indústria
Recreio da Juventude abre inscrições para o Baile de Debutantes em Caxias do Sul
Tags:
Geral educação Colégio Madre Imilda abre ano letivo melhorias pedagógicas Caxias do Sul
