Espaço passa a ter a parceria do Coletivo Caxias Lixo Zero
redacao@serraempauta.com.br
08.08.2025 - 15h01min
A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade colocou em funcionamento o Ecoponto do Caxias Lixo Zero. No espaço, localizado na sede da pasta na Rua Dom José Baréa, 1501, no Bairro Exposição, em Caxias do Sul, podem ser entregues resíduos de difícil reciclabilidade, isto é, que não são reciclados quando destinados à coleta seletiva convencional.
O Ecoponto do Caxias Lixo Zero aceita oito tipos de resíduos especiais, complementando os materiais já recebidos no local, como eletrônicos e resíduos volumosos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Coletivo Caxias Lixo Zero e a Prefeitura de Caxias do Sul, com o objetivo de facilitar o descarte correto para a população e garantir a destinação ambientalmente adequada de resíduos que frequentemente acabam em aterros ou descartados de forma incorreta.
A comunidade pode descartar no Ecoponto do Caxias Lixo Zero chapas de raio x, óleo de cozinha usado, cápsulas de café, BOPP (embalagens metalizadas/multicamadas), isopor, esponjas de cozinha, cartelas de medicamentos, embalagem plástica de padaria (tipo bolo) e embalagem plástica de ovos. Os itens devem ser entregues limpos e separados.
"Parcerias como esta são fundamentais para consolidar o objetivo Caxias Lixo Zero: educar, mobilizar e engajar a população na causa da sustentabilidade, provocando mudanças de hábitos, conscientização e gerando impacto ambiental positivo na cidade", afirma Victoria Mello, bióloga e embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil.
Resíduos de difícil reciclabilidade são materiais que não são reaproveitados nos fluxos tradicionais da coleta seletiva. Isso pode acontecer por diversos motivos, como a mistura de materiais na composição, contaminação, tamanho e ausência de mercado na cadeia da reciclage
Ao serem levados para os ecopontos corretos, esses resíduos podem seguir para programas de logística reversa, iniciativas de reciclagem especializadas ou projetos de reaproveitamento, evitando a sobrecarga dos aterros e contribuindo para a preservação dos recursos naturais.
Para o secretário do Meio Ambiente, Ronaldo Boniatti, a novidade reforça o compromisso da gestão com a agenda ambiental.
"A parceria com o Caxias Lixo Zero oportunizou ampliar ainda mais o impacto do Ecoponto da Secretaria do Meio Ambiente, aumentando o número de resíduos aceitos e provocando melhorias não só ambientais, mas também na relação da cidade com seus resíduos".
Ecoponto na Cooperativa Paz e Bem
Caxias terá mais um ecoponto a partir deste sábado (9). Às 10h, a Secretaria do Meio Ambiente inaugura o Ecoponto na Cooperativa Paz e Bem (RST-453, KM 143) no Bairro Santa Fé. Este se soma ao Ecoponto da Codeca naquela região da cidade.
Resíduos aceitos pelo Ecoponto
Chapas de raio X, óleo de cozinha usado (recebimento em garrafas PET bem fechadas), cápsulas de café, BOPP (embalagens metalizadas multicamadas) limpas, isopor limpo, esponjas de cozinha usadas (secas e limpas), cartelas de medicamentos vazias, embalagem plástica de padaria (tipo bolo) e embalagem plástica de ovos (caixas de ovos) limpos.
Leia mais:
Mais 16 redutores de velocidade passam a funcionar domingo em Caxias
Projeto Soul Duetos inicia circuito em cidades da Serra Gaúcha
Câmara de Caxias convida governador para Congresso de Agentes Públicos
Setor moveleiro reúne público acima do esperado em feira em Bento Gonçalves
Confira os espetáculos selecionados para o festival Caxias em Cena
Tags:
Geral parceria Ecoponto receber oito tipos resíduos especiais Caxias do Sul