Ubiratã Rezler, presidente do Simecs e organizador da Electric Move
redacao@serraempauta.com.br
16.10.2025 - 07h38min
Frotas ainda maiores de carros elétricos e de ônibus de transporte público movidos a energia elétrica ou a partir da energia solar convertida em elétrica; equipamentos e máquinas de maior eficiência energética e um processo de digitalização e automação ainda mais acelerado, preciso e com menores emissões de carbono. São apenas alguns exemplos do que já começamos a ver no Brasil.
Em Caxias do Sul e região, onde o setor de metalurgia é um dos mais representativos do país, estamos diante do desafio da descarbonização e da transição dos negócios para novas oportunidades, mais sustentáveis. Trata-se de um processo global e na Serra gaúcha, iniciativas já vêm sendo adotadas para impulsionar essa transformação.
Uma dessas ações, que promete apontar direcionamentos, trazer exemplos e novos projetos, debates e mostrar o que já vem sendo feito quando se fala em futuro e sustentabilidade é a Electric Move – Feira de Mobilidade Elétrica, Descarbonização e Transição Energética, a ser realizada no Parque de Eventos da Festa da Uva, em novembro.
Em sua terceira edição, o evento promete ser um trampolim para mergulharmos nas grandes mudanças que vêm do setor elétrico, de transição energética e descarbonização, com inovação.
A área física da feira vai ampliar para receber expositores, visitas técnicas e toda a programação. À frente deste movimento está o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), que passou a ser o realizador da feira.
A Electric Move é parte de toda uma estratégia para renovar a indústria e de fazer a transição para tecnologias de baixo carbono, melhorando a competitividade. Um dos passos que vêm sendo dados é mapear e quantificar as emissões do setor em Caxias do Sul e região.
Leia mais:
UBSs de Caxias do Sul terão novos horários a partir de 3 de novembro
Expositores já podem reservar espaços para a Festa da Uva 2026 em Caxias
Enólogo do Ano 2025 será conhecido no dia 31 de outubro, em Bento
Secretaria da Saúde de Caxias fecha parceria com o Virvi Ramos para 929 cirurgias
Cristine Tedesco lança livro sobre artistas italianas da Época Moderna, em Bento
Tags:
Artigos artigos Electric Move e a indústria do futuro Ubiratã Rezler presidente Simecs organizador Electric Move Caxias do Sul
