Siga nossas redes sociais
Logotipo - Escolas de Caxias serão orientadas sobre prevenção e enfrentamento ao racismo | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Escolas de Caxias serão orientadas sobre prevenção e enfrentamento ao racismo | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Combate à Discriminação

Escolas de Caxias serão orientadas sobre prevenção e enfrentamento ao racismo

Protocolo para a rede municipal de ensino foi apresentado nesta quarta-feira

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Elisabete Bianchi/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Secretaria da Educação de Caxias do Sul apresentou, nesta quarta-feira (19), o "Protocolo de Abordagem e Resposta para Situações de Racismo no Ambiente Escolar" da Rede Municipal de Ensino da cidade. 

banner_serra_encontro_fast.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A apresentação a representantes da Comissão de Diretores das Escolas Municipais e autoridades ocorreu em encontro realizado na Universidade de Caxias do Sul (UCS), pela manhã. Nos próximos dias o protocolo será multiplicado entre os demais diretores e equipes gestoras, alcançando todas as escolas da rede.

Elaborado com base na Lei Federal nº 14.532/2023, que tipifica o crime de racismo, o material reforça a atuação da Rede Municipal na educação para as relações étnico-raciais. O documento também destaca a promoção de um ambiente escolar seguro, inclusivo e livre de discriminação. 

Além disso, orienta de forma clara e padronizada como a escola deve proceder diante de situações de racismo, contemplando identificação, acolhimento, notificação, registro, responsabilidades e encaminhamentos. O protocolo é lançado na semana em que é lembrado o Dia da Consciência Negra (20).

Em sua fala, a secretária da Educação, Marta Fattori, destacou que "Não podemos, enquanto educadores, gestão pública e sociedade, permanecer inertes. Por isso, a construção e implementação do Protocolo de Abordagem e Resposta para Situações de Racismo na Rede Municipal de Ensino não é apenas necessária: é urgente, é ética e inegociável".

O protocolo foi apresentado pelas assessoras pedagógicas do Núcleo Qualificar a Educação para as Relações Étnico-Raciais (QuERER) da SMED: Elenice das Neves Bairros, Fernanda Bertoldo e Joelma Couto Rosa. 

O documento, construído por iniciativa da SMED por meio da Diretoria Pedagógica/ Núcleo QuERER, é resultado das discussões entre profissionais de diversas instituições envolvidas e  passa a ser referência para toda a Rede Municipal de Ensino. 

As contribuições dos participantes foram essenciais para dar forma ao Protocolo, validando a necessidade de estabelecer um documento orientador para os fluxos de encaminhamento das situações de racismo. 

O processo contou com a participação de: Comissão de Igualdade Racial da OAB subseção Caxias do Sul, Promotoria de Justiça Regional de Caxias do Sul, Rede de Apoio à Escola (RAE), 3ª Promotoria de Justiça Especializada, Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Ciracial/SMSPPS), Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), 4ª CRE, Conselho Municipal de Educação (CME), Guarda Municipal (SMSPPS), Conselho Municipal da Juventude (CONJUVE/SMSPPS), Coordenadoria da Juventude (SMSPPS), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Sindicato das Entidades Educacionais do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), Sindicato das Instituições Pré-Escolares Particulares (SINPRE), Sindicato dos Professores do Ensino Privado (SIMPRO), 12º Batalhão da Polícia Militar, Fundação de Assistência Social (FAS) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA). 

Após a apresentação, o protocolo foi entregue de forma simbólica à representante da Comissão de Diretores presente no ato, Fernanda Lemos.

Leia mais:
Confira quem são os agraciados com o Troféu ARI Serra Gaúcha 2025

Centro Empresarial de Flores da Cunha celebra 35 anos com lançamento de livro
FenaMassa recebe 38 mil visitantes nos primeiros finais de semana, em Antônio Prado
Compromisso com a igualdade e a justiça racial
AANERGS empossa nova diretoria e entrega o Mérito Administrador do Ano

Tags:

Combate Discriminação Caxias do Sul Escolas orientação prevenção enfrentamento racismo