Evento reúne municípios da Serra para homenagear o legado dos primeiros imigrantes. Programação inclui missa em italiano e jantar típico
redacao@serraempauta.com.br
20.05.2025 - 15h25min
O Município de Farroupilha, considerado o berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul, celebra nesta terça-feira (20) os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Estado. A programação acontece a partir das 17h, no Parque da Imigração Italiana, em Nova Milano, local que recebeu, em 1875, as famílias pioneiras Radaelli, Crippa e Sperafico, vindas da província de Milão.
O evento, que marca também o Dia da Etnia Italiana, reúne representantes de 24 municípios da Serra Gaúcha. A solenidade terá o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Itália, do Rio Grande do Sul e das cidades participantes, seguido por missa celebrada em italiano na igreja da comunidade. A noite será encerrada com um jantar típico italiano no salão comunitário.
Segundo o prefeito Jonas Tomazini, a data vai além da comemoração.
"É o reconhecimento do legado de milhares de famílias que ajudaram a construir a identidade cultural, econômica e social da nossa região", destaca.
Farroupilha também é conhecida por abrigar o Santuário de Caravaggio, ser a Capital Nacional da Malha e a maior produtora de kiwi e uva Moscato do país.
Leia mais:
Ospa celebra 150 anos da imigração italiana com concerto em Caxias
Artigo - Nos 150 anos da imigração, um esforço para salvar a Língua Talian
Microrrevestimento asfáltico é testado na Perimetral Norte em Caxias
Fiema Brasil começa nesta terça-feira em Bento Gonçalves
Ampliada ações de segurança na RS-122, entre Flores e Antônio Prado
Tags:
Farroupilha, solenidade Farroupilha celebra 150 anos imigração italiana Nova Milano Prefeitura de Farroupilha