Tempo bom contribuiu para um excelente segundo fim de semana na Praça Dante e demais espaços
redacao@serraempauta.com.br
06.10.2025 - 15h26min
O segundo fim de semana da 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul foi marcado por tempo bom, grande público e bons números. De acordo com a organização, até este domingo (5) já foram vendidos 19.213 livros, com um público estimado de 79.377 pessoas na Praça Dante Alighieri e nos demais espaços da programação.
O movimento intenso começou na sexta-feira (3), com a maratona de contação de histórias, que lotou o Teatro Pedro Parenti e a Praça Dante. No sábado, a programação variou entre bate-papos, sessões de autógrafos, apresentações de dança e música.
Entre os destaques, o Coro Municipal de Caxias do Sul apresentou um repertório com canções dos Beatles, arrancando aplausos do público. A tarde também teve conversa sobre literatura de suspense, com os escritores Tailor Diniz e Samir Machado de Machado, mediada por Dinarte Albuquerque Filho.
Outro momento especial foi o lançamento do livro “Sob o olhar de Dante – 40 anos de Feira do Livro”, que resgata a história do evento. A obra será distribuída gratuitamente pela Biblioteca Pública Municipal, inicialmente para escolas e bibliotecas do Município. Após essa etapa, o público poderá retirar um exemplar, limitado a uma unidade por pessoa.
No domingo (5), o Slam de Ilustração reuniu artistas como Ernani Carraro, Gio e Doug, Rafael Dambros e Wagner Carsten, que criaram um painel coletivo e colorido no Palco Principal.
Logo depois, o bate-papo “Veríssimo, o Silêncio Loquaz” homenageou o escritor Luis Fernando Verissimo, falecido em agosto e patrono da Feira em 1998. A conversa reuniu T. S. Marcon, Rubem Penz, Rafael Iotti e Juliana Bevilaqua, com trilha de jazz ao vivo.
Encerrando o domingo, o grupo Blues Jazzmine, com Fran Duarte, Débora de Oliveira e Karina Comin, animou o público no Palco Principal, enquanto a Cia Municipal de Dança apresentou o fragmento da obra Uno Duo no Teatro Pedro Parenti.
No mesmo horário, o patrono da Feira, Pedro Guerra, participou de um bate-papo com jovens escritores na Galeria Gerd Bornheim. O encontro, intitulado “Primeiras Páginas: do rascunho ao livro publicado”, destacou o surgimento de novas gerações de autores e leitores na cidade.
Leia mais:
Monólogo estrelado por Mateus Solano será atração em Caxias neste mês
Multinova anuncia transferência de sede para Caxias do Sul
Soul Duetos encerra circulação pela Serra com espetáculo em Vila Flores
Caxias do Sul divulga o resultado final dos contemplados do Financiarte 2025
Primeira Semana da Música da UCS começa nesta segunda, em Caxias
Tags:
Cultura movimentação Feira do Livro Caxias do Sul 19,2 mil livros vendidos 79 mil visitantes