A ação foi adotada diante do agravamento da crise econômico-financeira da instituição
redacao@serraempauta.com.br
14.01.2026 - 17h52min
O Hospital Saúde, de Caxias do Sul, protocolou, nesta quarta-feira (14), uma Tutela Cautelar Antecedente, medida judicial preparatória para o pedido de recuperação judicial, na Vara Regional Empresarial da Comarca da cidade.
A advogada Aline Ribeiro, especialista em Direito Empresarial e responsável pelo caso, explica que a medida foi adotada, de forma urgente, diante do agravamento da crise econômico-financeira que afeta o setor hospitalar e, de forma particular, da necessidade de preservar a continuidade de serviços essenciais à assistência em saúde, indispensáveis ao funcionamento seguro da instituição.
"O ajuizamento da tutela cautelar tem como objetivo organizar a reestruturação do passivo com proteção judicial, criando um ambiente estável para negociações responsáveis com credores e para a adoção de medidas de reorganização", pontua Aline.
Ela destaca ainda que a iniciativa busca assegurar a continuidade do atendimento à população, a segurança dos pacientes e a manutenção dos postos de trabalho.
Decisão deferida
Ainda na tarde desta quarta, o juiz André Dal Soglio Coelho emitiu o ofício com a efetivação da medida judicial requerida. Aline afirma que, a partir desta decisão, haverá o ingresso do pedido de recuperação judicial nos próximos 30 dias, na forma e prazo previstos na Lei de Recuperação de Empresas e Falência (LRF).
A decisão antecipa os efeitos do stay period, o prazo no qual ficam suspensas as execuções de dívidas contra a empresa em recuperação judicial, e suspende todas as ações e execuções movidas contra o Hospital Saúde pelo prazo de 60 dias.
O deferimento ainda proíbe qualquer forma de retenção, arresto, penhora, sequestro, busca e apreensão e constrição judicial ou extrajudicial sobre seus bens, oriundas de demandas judiciais ou extrajudiciais cujos créditos ou obrigações se sujeitem à recuperação judicial ou à falência.
A medida também assegura a continuidade do fornecimento de água, oxigênio/gases medicinais e do sistema de gestão hospitalar para a continuidade das atividades da instituição de saúde.
Leia mais:
Cisga lança concessão inédita para gestão de lixo na Serra Gaúcha
PetSerra Summit 2026 abre comercialização de espaços em Caxias do Sul
Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025
Autor Presente: inscrições abertas para encontros em escolas públicas do RS
Festival de blues e jazz em Flores da Cunha anuncia line-up completo
Tags:
Geral medida preparatória Hospital Saúde Caxias do Sul protocola ação antes recuperação judicial
