Empresa de energia amplia portfólio de soluções e vai abrir escritório em Santa Catarina em 2026
redacao@serraempauta.com.br
23.12.2025 - 11h44min
A Ilumiserra Soluções em Energia, de Caxias do Sul, encerra 2025 com crescimento de 30% e inicia uma nova fase com a mudança para uma sede maior. A empresa passou a operar em um pavilhão de 1,5 mil metros quadrados no bairro Salgado Filho, reunindo no mesmo espaço estoque e estacionamento, antes separados. A nova estrutura é seis vezes maior que a anterior, localizada na Avenida Itália.
Para Rafael Mattos, diretor administrativo da Ilumiserra, o desempenho positivo ocorre em um cenário de expansão da demanda por soluções voltadas à redução de custos com energia elétrica no setor corporativo. “O nosso setor de energia solar está na contramão do mercado, com crescimento exponencial, porque vendemos ‘economia’, um diferencial muito bem-vindo em um contexto tão instável”, diz.
Mattos tem como sócios o engenheiro civil Willian Gaboardi e o empresário Valderez Gaboardi. O ano de 2025 deve ser fechado com vendas estimadas em R$ 18 milhões, resultado 30% superior ao registrado em 2024. Para 2026, a projeção é alcançar R$ 30 milhões em contratos, o que representa um crescimento de 70% sobre o volume deste ano. A estratégia mira, principalmente, empresas interessadas em reduzir a conta de energia elétrica por meio de soluções integradas.
A nova fase também inclui reforço no quadro de colaboradores. A expectativa é ampliar a equipe em cerca de 25% ao longo de 2026. Já para janeiro do próximo ano, estão previstas a instalação de aproximadamente 3 mil placas solares em projetos de telhados e em sistemas no solo, especialmente voltados ao setor agrícola.
Expansão regional
Atualmente, a Ilumiserra atende clientes de diferentes segmentos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com destaque para usinas solares destinadas a indústrias de alcance nacional. A demanda na Serra Catarinense levou a empresa a planejar a abertura do primeiro escritório fora de Caxias do Sul, possivelmente ainda em 2026, com cidades como Lages e Criciúma entre as avaliadas.
A companhia contabiliza cerca de 700 usinas de energia solar instaladas ou em fase de projeto. Entre os fatores que impulsionam o mercado estão a redução no custo das placas fotovoltaicas, em função da alta oferta internacional, e as opções de financiamento disponíveis.
Novo posicionamento
O movimento de crescimento acompanha a atualização do posicionamento da marca. A empresa passou a se chamar Ilumiserra Soluções em Energia, ampliando o foco além da energia solar. O portfólio inclui, entre outras frentes, a integração com o Mercado Livre de Energia, instalação de subestações, substituição de transformadores, ajustes em maquinários industriais e manutenção de redes elétricas.
Tags:
Ilumiserra Caxias do Sul Energia Solar
