Siga nossas redes sociais
Logotipo - Inadimplência no pedágio eletrônico free flow cai para 2,8% | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Inadimplência no pedágio eletrônico free flow cai para 2,8% | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Ações permanentes

Inadimplência no pedágio eletrônico free flow cai para 2,8%

As tags eletrônicas foram as mais utilizadas, representando cerca de 65% dos pagamentos, enquanto 35% ocorreram pelas plataformas oficiais

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Gus Wanderley/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) registrou nova redução na taxa de inadimplência do sistema de pedágio eletrônico free flow, que passou de 3,7% para 2,8% entre janeiro e outubro deste ano.

banner_serra_encontro_fast.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O resultado positivo é reflexo das ações permanentes de orientação e conscientização da concessionária junto aos motoristas que trafegam pelas rodovias sob sua administração, no Vale do Caí e na Serra Gaúcha.

As tags eletrônicas foram as mais utilizadas, representando cerca de 65% dos pagamentos enquanto 35% ocorreram pelas plataformas da CSG (site e aplicativo). Entre os usuários que utilizaram as plataformas próprias da concessionária, 70% estão cadastrados e 30% optaram por realizar o pagamento de forma anônima.

O período também foi marcado por crescimento na base de clientes: são 55 mil novos motoristas cadastrados e 128 mil veículos adicionados entre abril e setembro de 2025.

O cadastro nas plataformas traz vantagens importantes. Além de garantir 5% de desconto nas tarifas, o sistema envia alertas automáticos no 10º, 20º e 29º dia após a passagem pelo pórtico, informando sobre o vencimento da tarifa. As notificações são enviadas por WhatsApp, SMS, push e e-mail, ampliando as possibilidades de contato e facilitando o pagamento dentro do prazo.

O objetivo das iniciativas é esclarecer dúvidas, ampliar o acesso aos canais digitais e incentivar o pagamento dentro do prazo de 30 dias, evitando multas e transtornos aos usuários.

Segundo o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, o avanço demonstra o comprometimento da empresa com a transparência e a educação dos motoristas.

"A redução da inadimplência é um reflexo direto do trabalho de orientação que estamos realizando nas rodovias e nas bases de atendimento. Quanto mais as pessoas compreendem como funciona o sistema e conhecem as opções de pagamento, mais o modelo se consolida e traz benefícios para todos", destaca.

Leia mais:
Bento Gonçalves se prepara para viver a magia do Natal
Daiane Girelli é eleita nova soberana de Farroupilha
Exposição reflete sobre a escravidão e o racismo em Caxias do Sul

“Tudo vira crime ou conto” é a nova obra da escritora caxiense Geneviève Faé
Garibaldi se prepara para mais uma edição do Vintage nesta sexta-feira

Tags:

Geral ações permanentes inadimplência pedágio eletrônico free flow cai 2,8%