Siga nossas redes sociais
Logotipo - Mortes no trânsito têm queda de 24% em Caxias do Sul  | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Mortes no trânsito têm queda de 24% em Caxias do Sul  | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Mobilidade

Mortes no trânsito têm queda de 24% em Caxias do Sul 

Escola Pública de Trânsito aposta na educação, para redução ainda maior 

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Ícaro de Campos, Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Intervenções pontuais na sinalização e reorganização de fluxos de tráfego estão entre as ações para aumentar a segurança dos pedestres

Um levantamento oficial da Escola Pública de Trânsito de Caxias do Sul (EPT) aponta uma redução de 24% no número de mortes no trânsito em 2025, quando comparado ao ano de 2024. Em número de vidas, isto significa que 13 pessoas tiveram suas vidas mantidas, já que as estatísticas passaram de 51 vítimas para 38. 
Para o secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Elisandro Fiuza apesar da redução ser extremamente significativa é preciso manter a consciência de que cada número representa uma vida interrompida e famílias enlutadas. Fiuza avalia que a redução não pode ser encarada como um ponto de chegada, mas como um alerta de que as ações públicas devem ser cada vez mais intensas para o aumento da segurança. 

o-que-move-a-serra-210-x-210-px-1.gif

"Nosso objetivo é sempre trazer uma sinergia entre a população, o trânsito, o pedestre, os motoristas, aumentando a respeitabilidade entre ambos, para que a gente possa ter uma educação no trânsito cada vez mais responsável. Praticar a empatia no trânsito é essencial. Entender que cada deslocamento envolve vidas e que pequenas atitudes podem evitar tragédias é o caminho mais eficaz para transformar a mobilidade urbana. A mudança começa na percepção coletiva de que o trânsito não é apenas um espaço de circulação, mas de convivência. Quando essa visão se fortalece, os números tendem a ser cada vez mais favoráveis e, principalmente, mais humanos.", ressalta o secretário. 

De de 2007 a 2025, período em que a pesquisa é realizada, já foram contabilizados 952 óbitos em Caxias do Sul. Para a Prefeitura de Caxias do Sul, a redução nas mortes contabilizada no ano passado, pode ser associada a um conjunto de fatores, que vai além da conscientização individual. 
Entre as medidas adotadas estão intervenções pontuais na sinalização, reorganização de fluxos de tráfego, instalação de controladores de velocidade, realização de blitzes, incentivo ao uso do transporte coletivo e campanhas educativas em diferentes segmentos da sociedade, além de palestras e atividades de conscientização.
"Todas essas iniciativas contribuem diretamente para a redução da violência no trânsito, no entanto, o fator decisivo para que os números continuem caindo está no comportamento de quem utiliza as vias", salienta Fiuza. 

Tags:

Mortes no trânsito Caxias do Sul Índices SMTT EPTC