Siga nossas redes sociais
Logotipo - Mostra de Dança de Salão retorna a Caxias com Carlinhos de Jesus | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Mostra de Dança de Salão retorna a Caxias com Carlinhos de Jesus | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Cultura em Pauta

Mostra de Dança de Salão retorna a Caxias com Carlinhos de Jesus

Edição deste ano terá aulas-show gratuitas e um inédito Baile de Rua, aberto ao público

Jornalista - Gustavo Tamagno Martins

redacao@serraempauta.com.br

Divulgação
Foto Principal - Notícia

Carlinhos de Jesus e Michelle Barreto estão entre as estrelas do Salão Sul

Após sete anos, o tradicional “Salão Sul – Mostra de Dança de Salão” está de volta a Caxias do Sul, com uma programação gratuita que celebra a dança, a música e a participação popular. Realizado nos dias 23 e 24 de agosto, o evento chega à sua 7ª edição com um novo formato, que une aulas-show com grandes profissionais, entre eles um ícone da dança de salão: Carlinhos de Jesus. 

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Haverá ainda Baile de Rua, aberto ao público, na calçada do Moinho da Estação, e, para o encerramento, apresentações de dança na Casa da Cultura ao som de, nada mais, nada menos, que a Orquestra de Sopros de Caxias do Sul e da cantora Verônica Ferriani, conhecida por sua potência interpretativa e carreira internacional, com apresentações na Rússia, Espanha e Portugal.

A variedade de atrações de altíssimo nível faz parte da história do Salão Sul - Mostra de Dança, que iniciou em 2010 e vem contribuindo no fomento da cultura da dança de salão e na formação de público. 

“Já realizamos seis edições e certamente Caxias hoje faz parte do mapa nacional da Dança devido a história deste evento”, afirma o bailarino e coreógrafo Giovani Monteiro, idealizador e um dos organizadores do Salão Sul. 

Entre os grandes destaques da mostra, sem dúvida, está a presença de Carlinhos de Jesus, referência nacional na dança de salão, especialmente no samba de gafieira. Considerado um dos maiores artistas da área, Carlinhos retorna a Caxias do Sul — sua última vinda foi no Salão Sul, em 2018. 

Ao lado da parceira de palco Michelle Barreto, integrante da Cia Carlinhos de Jesus, o bailarino conduzirá uma aula-show gratuita neste sábado (23) e também vai se apresentar no espetáculo de encerramento, no domingo (24).

A programação do sábado (23) começa às 16h, com oficinas e intervenções de dança abertas ao público, realizadas na calçada do Moinho da Estação, próximo à Estação Férrea de Caxias. O público poderá participar de uma aula-show de dança gaúcha com o tradicional grupo Os Gaudérios, que há mais de quatro décadas promove a cultura do sul do país em palcos nacionais e internacionais. 

Haverá ainda uma oficina de forró com os professores e organizadores do evento Caroline Zini - que construiu sua trajetória entre o balé, a dança contemporânea e a dança de salão - e Giovani Monteiro - especialista em diversas modalidades e atuante como coreógrafo e professor desde os anos 1990. 

É no sábado também que ocorre a esperada aula-show de samba com Carlinhos de Jesus e Michelle Barreto. Ao fim das atividades, o local se transforma em um grande salão ao ar livre com o Baile de Rua, gratuito e festivo. Em caso de chuva, toda a programação do sábado será transferida para o Pátio da Estação (Rua Olavo Bilac, 503 – Bairro Rio Branco).

No domingo (24), o evento se encerra em grande estilo com o espetáculo na Casa da Cultura, reunindo dança e música ao vivo. As performances de Carlinhos de Jesus e Michelle Barreto, Caroline Zini, Giovani Monteiro, Os Gaudérios, e Kamila Perotti terão trilha sonora mais do que especial com a participação da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, sob regência do maestro Gilberto Salvagni, e participação da cantora Verônica Ferriani.

Verônica é reconhecida como um talento da música popular brasileira por sua sensibilidade nas composições e interpretação marcante. Atua como cantora desde 2003 e iniciou sua carreira profissional a convite do grande violonista e produtor musical Chico Saraiva. Ao longo de sua trajetória já compartilhou o palco com nomes como Beth Carvalho, Jair Rodrigues, Martinho da Vila e Francis Hime. Seu último trabalho é o disco duplo “Cochilo no silêncio vira barulho, irmã”, que produziu, com 20 faixas, sendo todas inéditas e autorais, dentre as quais “Não me contento” e “Jacinda & eu”.

O espetáculo terá duas sessões gratuitas, às 16h30 e às 19h, com retirada antecipada de ingressos na Casa da Cultura.

Carolini Zini acredita que o espetáculo de encerramento vai deixar marcas na história cultural de Caxias.  

“Um dos objetivos do Salão Sul é fomentar a dança em Caxias do Sul e região, sempre trazendo profissionais conceituados e que são referência na dança nacional e internacional. Poder compartilhar o palco com artistas como a Verônica e os músicos da Orquestra de Sopros será inesquecível”, destaca Caroline.

Giovani salienta que todo o esforço para a realização do evento não seria possível sem os incentivos daqueles que acreditam na arte.

“É fundamental contarmos com as leis de incentivo à cultura, o patrocínio de empresas e o apoio do município e da comunidade. Queremos ver a rua cheia, com todo mundo dançando com a gente!”, convida.

Leia mais:
Randoncorp registra R$ 3,3 bilhões de receita no segundo trimestre de 2025

Consevitis-RS lança nova etapa da campanha ‘Vai de Vinho Brasileiro’
Projeto Mão Amiga comemora 10 anos em Flores da Cunha com evento
Projeto itinerante leva literatura e cultura a bairros de Caxias
Praça Residencial da Lagoa, no Desvio Rizzo, é revitalizada, em Caxias

Tags:

Cultura em Pauta Cultura Mostra Dança de Salão Caxias do Sul Carlinhos de Jesus aulas-show Baile de Rua atividades