Sônia Monegat Terres, presidente da Parceiros Voluntários Caxias do Sul
redacao@serraempauta.com.br
27.12.2025 - 16h21min
O envolvimento dos voluntários, a conexão com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e a amplitude das entregas realizadas por nós ao longo do ano mostram que não medimos esforços para fazer a diferença. Em meio a tantas necessidades, ausências e à realidade de uma parcela da comunidade ainda excluída de direitos básicos, seguimos confiantes e firmes em nossa missão.
Muitas vezes nos perguntamos: o que podemos fazer para construir um mundo melhor? Entre permanecer nas queixas, estagnados diante da realidade e alimentando a desesperança em relação ao futuro, preferimos agir. Escolhemos realizar pequenas ações que constroem redes, geram esperança, valorizam a vida e promovem melhorias para a sociedade.
Ao longo de 2025, utilizamos a nossa capacidade para concretizar diversas entregas junto à população de Caxias do Sul: Tivemos uma média de 9,7 mil horas de trabalho voluntário junto às OSCs credenciadas; foram mais de 25 horas de voluntariado em ações pontuais promovidas pela entidade; 55 horas de qualificação para profissionais das instituições cadastradas; 40 horas em participações de assembleias de conselhos municipais; 40 horas em atividades promovidas por grupos de empresas voluntárias; 121 novos voluntários encaminhados para as entidades credenciadas; 115 reuniões de conscientização com novos voluntários; 26 visitas de acompanhamento a instituições credenciadas; 1 evento realizado com apoio de Lei de Incentivo à Cultura (LIC): Vovôs Radicais - Edição Vovôs no Rock; Doação de 14 kg de alimentos, 352 livros, 15 jogos para crianças, 7 computadores e 3 notebooks a entidades credenciadas; Campanha de Natal, com arrecadação de cerca de 100 brinquedos para 9 casas-lares e 2 abrigos.
Tudo isso foi concretizado a muitas mãos. Para além da equipe executiva e da diretoria da Parceiros Voluntários, destacamos a relevância dos voluntariados, a importância dos apoiadores e a responsabilidade social assumida por mantenedores e patrocinadores. Vocês foram gigantes e sábios em suas escolhas!
Finalizamos 2025 com satisfação e disposição para escrever uma nova história. Seguimos juntos, rumo a um futuro mais humano, justo e digno, sempre com foco no bem comum.
Leia mais:
Nova Petrópolis terá Festa aberta de Réveillon
Governo Federal habilita UPA Central em Caxias do Sul e assegura R$ 3,6 milhões
Secretaria da Saúde de Caxias inaugura obra de reforma do Caps Cidadania
Tags:
Artigo Sônia Monegat Terres Parceiros Voluntários
