Delegado aponta que conduta de Fabiano Feltrin pode incitar ações violentas. Político alegou brincadeira e pediu desculpa
redacao@serraempauta.com
03.09.2024 - 11h39min
A Polícia Federal (PF) concluiu nesta segunda-feira (2) que há indícios de que o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin (PL), fez uma incitação pública ao crime ao afirmar que poderia homenagear o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), colocando-o na guilhotina, encenando a decapitação. As informações são da TV Globo Brasília e publicadas no portal g1.
O caso envolve uma live feita por Feltrin no dia 25 de julho, durante a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a Farroupilha.
Segundo a PF, "Feltrin, prefeito de Farroupilha, não é um cidadão comum, mas uma autoridade política cuja influência sobre a população local é considerável".
O delegado que conduz o caso afirma que exige-se de um político ou qualquer servidor público "respeito, urbanidade e cautela ao se expressar ou criticar".
Em depoimento à PF, o prefeito alegou que suas declarações foram feitas em tom de brincadeira em um ambiente privado, sem intenção de ofender, e que ficou surpreso com a repercussão e que não sabia que estava sendo filmado e apagou o vídeo assim que soube.
Ele também reforçou que a fala foi inadequada e pediu desculpas. Para a PF, no entanto, "devido ao seu cargo de prefeito, suas palavras e gestos ganharam uma importância ainda maior perante o público".
"Sendo ele uma autoridade com grande poder de influência, a cautela em suas palavras é ainda mais crucial, pois suas declarações podem, intencionalmente ou não, estimular comportamentos criminosos. Portanto, o cuidado com o que se expressa publicamente é não apenas uma questão de ética, mas também de conformidade legal", diz o relatório.
Agora, o caso deve ser enviado pelo STF para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Procurado para comentar a decisão, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou nesta terça-feira (3) que: "oficialmente ele (prefeito) não recebeu nenhuma notificação".
Leia mais:
CIC de Bento Gonçalves receberá palestra do superintendente do Sesi/RS
Codeca asfalta acesso do Bairro Planalto, em Caxias do Sul
Sindilojas Caxias diz que lojas podem abrir no feriado de 7 de setembro
Randoncorp oferece 200 empregos em Caxias do Sul
Governo Federal libera R$ 4,1 milhões para reconstrução de Gramado
Tags:
Farroupilha incitação ao crime PF indicia prefeito de Farroupilha Fabiano Feltrin sugerir Alexandre Moraes guilhotina