Equipamento auxiliará em procedimentos cirúrgicos de prótese de quadril e joelho
redacao@serraempauta.com.br
24.11.2025 - 09h07min
A Unimed Serra Gaúcha oficializou a entrega do robô cirúrgico Rosa (Robotic Surgical Assistant) ao Centro de Cirurgia Robótica Unimed, localizado no Bloco B do Complexo Hospitalar, em Caxias do Sul.
A tecnologia passa a integrar a estrutura da cooperativa médica, sendo o primeiro equipamento na região destinado a procedimentos ortopédicos de quadril e joelho. Nas próximas semanas ocorrerá a primeira cirurgia de artroplastia de joelho esquerdo.
Desenvolvido pela Zimmer Biomet, o Rosa auxilia cirurgiões em procedimentos de prótese de quadril e joelho, garantindo maior precisão no posicionamento dos implantes e nos cortes ósseos.
O sistema permite ainda o planejamento cirúrgico personalizado em 3D, com resultados que proporcionam recuperação mais rápida, menor dor pós-operatória e durabilidade ampliada das próteses.
Segundo Thaís Bordin, coordenadora do Centro de Cirurgia Robótica Unimed, o equipamento representa um avanço na medicina ortopédica da região.
“O Rosa é uma tecnologia de apoio ao médico, que permanece no controle durante todo o procedimento. Ele potencializa a precisão e amplia as possibilidades de personalização, proporcionando resultados mais seguros e previsíveis para os nossos pacientes”, destaca.
Sobre o Centro de Cirurgia Robótica Unimed Serra Gaúcha
Inaugurado em março de 2024, o Centro de Cirurgia Robótica Unimed Serra Gaúcha, em Caxias do Sul, é referências em tecnologia aplicada à saúde. Desde a implantação do robô Da Vinci Xi, a cooperativa médica já realizou até o momento 329 cirurgias.
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) do Estado, também são realizados treinamentos e capacitações, com foco na habilitação de médicos para realizar cirurgias robóticas.
Para o presidente da Unimed Serra Gaúcha, Dr. André Leite, além do investimento em tecnologia, é fundamental capacitar e qualificar os médicos cooperados para benefício dos pacientes.
“O Centro de Cirurgia Robótica Unimed tem revolucionado os cuidados cirúrgicos. Além de garantirmos maior precisão, com menores riscos de complicações, dor, sangramento e tempo de recuperação, nos tornamos referência e disponibilizamos aos cirurgiões o nosso simulador em cirurgia robótica considerado padrão ouro para treinamento tanto no Brasil como no mundo”, assegura.
O Da Vinci Xi, considerado um dos mais avançados do mundo, é utilizado em procedimentos das áreas de urologia, cirurgia geral, coloproctologia, digestiva, torácica e ginecológica.
A técnica, minimamente invasiva, proporciona alta precisão, menor risco de complicações, menor dor e sangramento, além de recuperação mais rápida para o paciente.
As intervenções são realizadas em uma sala cirúrgica de 60 metros quadrados, especialmente projetada para comportar a estrutura robótica. No mesmo bloco, os médicos têm acesso a uma plataforma de simulação em ambiente de treinamento de 50 metros quadrados, que permite formação e certificação de novos profissionais.
O espaço também é utilizado para reuniões científicas, workshops e transmissão de procedimentos ao vivo.
Leia mais:
Macaw Marketing Vivo, de Caxias, conquista conta nacional da Girando Sol
Redução da jornada de trabalho e fim da escala 6x1 são debatidos em Caxias
Samae inaugura terceira usina fotovoltaica, em Caxias do Sul
Caxias do Sul recebe mais três profissionais do Programa Mais Médicos
Hospital Tacchini, de Bento, tem recorde histórico de inscritos em residência médica
Tags:
Tecnologia Caxias do Sul robô cirurgias ortopédicas região Equipamento procedimentos cirúrgicos cirurgias prótese quadril joelho
