Siga nossas redes sociais
Logotipo - Programa educativo de Caxias propõe encontros entre estudantes e artistas visuais | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Programa educativo de Caxias propõe encontros entre estudantes e artistas visuais | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Cultura em Pauta

Programa educativo de Caxias propõe encontros entre estudantes e artistas visuais

Atividades artístico-culturais dedicadas às instituições de ensino contam com novidades

Jornalista - Gustavo Tamagno Martins

redacao@serraempauta.com.br

Mona Carvalho/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Programa Educativo UAV, da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul, oferece, desde 2020, atividades artístico-culturais do segmento das artes visuais direcionadas a grupos de instituições de ensino formais e informais. 

o-que-move-a-serra-210-x-210-px-1.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A ação surge com o intuito de dar suporte à arte-educação, oportunizando o contato dos estudantes com artistas visuais e suas diferentes formas de expressão, por meio dos diversos profissionais envolvidos nas ações e exposições de arte, possibilitando espaço para o diálogo na construção do pensar, refletir, fluir e fazer arte.

Criado em plena pandemia, o projeto da Unidade de Artes Visuais (UAV), que começou no formato online, foi amadurecendo e passando por transformações. Com isso, ganhou força e ampliou o interesse de escolas, professores e grupos em fazer parte da iniciativa. Assim, tornou-se necessário reformular novamente o projeto, convidando todos a participarem desta nova etapa.

A partir deste ano, parte das ações será prioritariamente destinada a grupos de instituições de ensino que possam se deslocar até o Centro de Cultura para atividades com artistas e/ou profissionais responsáveis pelas exposições, proporcionando uma experiência que favorece o sentimento de pertencimento. 

O intuito é que os estudantes possam reconhecer os equipamentos culturais como espaços públicos que também lhes dizem respeito, fortalecendo vínculos com a cidade e com a produção artística.

A visitação às exposições possibilita uma abordagem transversal do ensino, conectando conteúdos de história, artes, linguagens da arte contemporânea e cidadania, ao mesmo tempo em que estimula o pensamento crítico, a leitura de imagens e a escuta de diferentes narrativas. Construir esse processo junto aos artistas ou curadores das exposições é a nova meta da Unidade de Artes Visuais.

Paralelamente a esse movimento, outra parte das atividades seguirá sendo direcionada às instituições, como vem acontecendo nos últimos anos, com ações realizadas de forma remota e presencial.

Cada professor ou instituição poderá se inscrever em todas as possibilidades de encontros e, conforme as demandas e a disponibilidade do artista, da exposição e das ações organizadas pela Unidade de Artes Visuais, as atividades serão agendadas e/ou direcionadas.

Para se inscrever, as instituições devem acessar o formulário disponível neste link, até 10 de março.

Leia mais:
Hospital Tacchini realiza procedimento inédito em Bento Gonçalves

Começa a preparação para restauro do Monumento ao Imigrante em Caxias do Sul
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul arquiva reajuste de 2,5% após veto
Codeca amplia coleta no interior de Caxias do Sul a partir desta segunda-feira
Livreiríssima: conheça a nova livraria que abriu as portas no centro de Caxias do Sul

Tags:

Cultura em Pauta Cultura Caxias do Sul Programa educativo estudantes artistas visuais