Siga nossas redes sociais
Logotipo - PSDB de Caxias deve acompanhar Eduardo Leite rumo ao PSD | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - PSDB de Caxias deve acompanhar Eduardo Leite rumo ao PSD | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Partido

PSDB de Caxias deve acompanhar Eduardo Leite rumo ao PSD

Manutenção da unidade do grupo político é prioridade

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Juliane Ribas/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A executiva municipal do PSDB de Caxias do Sul reuniu filiados e lideranças locais para debater os rumos do partido diante da possível fusão ou incorporação do PSDB com o Podemos, e da recente filiação do governador Eduardo Leite ao PSD, que tem influenciado a reconfiguração partidária em todo o Rio Grande do Sul. A preferência do grupo político é seguir Leite. O encontro ocorreu na segunda-feira (19), na Câmara de Vereadores.

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Conduzida pelo presidente municipal da sigla, o deputado estadual Neri, o Carteiro, a reunião contou com a presença do prefeito Adiló Didomenico, do vereador Aldonei Machado e dos secretários municipais Tatiane Frizzo (Cultura), Olmir Cadore (Esporte e Lazer) e Ronaldo Boniatti (Meio Ambiente e Sustentabilidade).

Foram apresentados e debatidos os diferentes cenários possíveis levando em consideração o contexto político e as perspectivas para o fortalecimento do projeto político. Manter a coesão e o alinhamento estratégico do grupo foi enfatizado como posicionamento prioritário.

Como encaminhamento, ficou definido, primeiramente, aguardar o resultado da convenção nacional do PSDB, marcada para 5 de junho, para, com maior clareza das possibilidades, avançar nos posicionamentos.

"Onde estivermos, estaremos unidos"

"É um momento político que exige paciência, cautela e muita responsabilidade. Hoje podemos falar de uma tendência, mas tudo deve ser definido gradativamente, conforme acompanharmos as definições na esfera nacional e junto com as demais lideranças do partido no Estado. O que podemos dizer hoje é que o PSDB como conhecemos não vai mais existir", ponderou Neri.

"O mais importante é manter a unidade do grupo político, tanto em nível municipal como estadual, para que possamos continuar atuando em bloco e agregando novas lideranças e apoiadores ao projeto político-administrativo que estamos desenvolvendo em Caxias e no Rio Grande do Sul. Onde estivermos, estaremos unidos. Isso é o que mais importa", disse Neri.

Adiló reiterou a importância da união neste momento.

"Ficaremos juntos, organizados e fortalecidos como grupo político, com capacidade de diálogo, mobilização e responsabilidade com a cidade. Seguiremos em torno da liderança do governador Eduardo Leite e do deputado Neri", afirmou.

Fusão, incorporação e janelas partidárias

Nacionalmente está encaminhada a possibilidade de fusão ou incorporação entre o PSDB e o Podemos. A fusão significa a união das duas siglas, com a criação de um novo partido, com novo nome, número e estatuto. Já a incorporação consiste na possibilidade de uma sigla absorver a outra. O direcionamento deverá ocorrer na convenção nacional do PSDB, no início de junho.

Após isso ficará melhor definido se haverá uma janela partidária extra para migração de filiados de ambos partidos com mandato obtido por eleição proporcional (deputados e vereadores) – as janelas regulares para esses cargos abrem no ano das próximas eleições (2026 para deputados e 2028 para vereadores). Eleitos por pleitos majoritários (presidente, governadores, prefeitos, vices e senadores) podem mudar de partido a qualquer tempo.

Outro aspecto a ser considerado é a atual federação do PSDB com o Cidadania, vigente até maio de 2026. Há entendimentos jurídicos distintos em nível nacional: um de que a fusão entre PSDB e Podemos só pode ser formalizada após seu encerramento; outro, de que a federação se extingue junto com o PSDB caso ocorra mudança de estatuto.

Leia mais:
Servidores municipais de Caxias seguem paralisados nesta quinta-feira

Santuário de Caravaggio se prepara para Romaria em Farroupilha
Artigo - Varejo em foco: pessoas no centro das transformações
Casos de síndromes respiratórias aumentam em Caxias do Sul
Veículo com R$ 51 mil em multas vencidas é flagrado em Caxias do Sul

Tags:

Política partido PSDB Caxias do Sul acompanhar Eduardo Leite rumo PSD