Siga nossas redes sociais
Logotipo - Revitalização da Avenida 25 de Julho começa em janeiro, em Flores da Cunha | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Revitalização da Avenida 25 de Julho começa em janeiro, em Flores da Cunha | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Obra

Revitalização da Avenida 25 de Julho começa em janeiro, em Flores da Cunha

Projeto vai transformar a principal via de acesso do Município unindo mobilidade, drenagem e qualidade de vida

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Reprodução/Prefeitura de Flores/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Prefeitura de Flores da Cunha inicia, ainda neste mês de janeiro, as obras de requalificação da Avenida 25 de Julho. O projeto marca um novo momento para a mobilidade, a infraestrutura e o convívio urbano no município.

o-que-move-a-serra-210-x-210-px-1.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Com a empresa vencedora da licitação definida no fim de dezembro, uma reunião de alinhamento realizada na última terça-feira (6), reuniu representantes da Prefeitura, da Dalfovo Construtora Ltda., responsável pela execução da obra, e da empresa SQR, contratada para o acompanhamento e fiscalização diária dos serviços.

O encontro teve como objetivo alinhar cronograma, estratégias de execução, ajustes técnicos e organização dos trabalhos antes do início das intervenções.

Participaram da reunião o prefeito, César Ulian, o vice-prefeito, Marcio Rech, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Valdir Machado da Silveira, além de técnicos das secretarias envolvidas e representantes das empresas contratadas.

A assinatura do termo de início da obra está prevista quarta (14). A partir disso, a empresa terá até cinco dias para iniciar os trabalhos. Por se tratar de uma obra de grande porte e complexidade, podem ocorrer impactos temporários no trânsito e na rotina da comunidade. No entanto, todo o planejamento foi pensado para minimizar transtornos, com diálogo permanente entre Prefeitura, empresa executora e fiscalização.

Para Ulian, a requalificação da Avenida 25 de Julho representa um grande avanço para o Município.

"Estamos falando de uma obra planejada com cuidado, cautela e responsabilidade. Sabemos que é uma intervenção complexa, mas necessária para corrigir problemas históricos de mobilidade, tráfego e drenagem. Mais do que uma avenida, estamos construindo um grande parque linear de convívio social, pensado para as pessoas. É um investimento que exige paciência agora para que, no futuro, a comunidade possa usufruir de um espaço mais seguro, funcional e preparado para o crescimento do Município. Isso é compromisso com as pessoas e com Flores da Cunha”, destaca Ulian.

Primeira etapa contempla trecho estratégico da cidade

Nesta primeira fase, as obras vão abranger o trecho entre a rótula do Bairro São Pedro e a rótula do Bairro Monte Belo. A escolha se dá por ser um dos principais acessos de entrada e saída do Município, com grande fluxo de veículos e alto potencial de qualificação urbana.

Neste segmento será executado o projeto completo de requalificação, que inclui a implantação de pistas duplas para entrada e saída da cidade, novas obras de drenagem, pavimentação e sinalização viária, além da criação de um grande parque linear urbano. O espaço contará com pista de caminhada, ciclovia, passeios, mobiliários urbanos e nova iluminação.

O projeto prevê ainda a construção de um Centro de Atendimento ao Turista, banheiros públicos, espaço para eventos, área destinada a food trucks, espelho d’água, parque infantil, nova rótula e outros equipamentos que integram a proposta de valorização do espaço urbano e estímulo ao convívio social.

Outro destaque é a criação da Praça do Centenário, planejada no eixo central da avenida como um novo espaço para lazer e realização de eventos.

Mobilidade, drenagem e segurança integradas no mesmo projeto

A requalificação da Avenida 25 de Julho está diretamente ligada à solução de um problema histórico de drenagem no Bairro São Cristóvão. Na Rua Luiz Zanandrea, que cruza a avenida, está em fase final a substituição completa das galerias existentes, com a instalação de mais de 640 novas unidades ao longo da via, garantindo o correto escoamento da água.

Na própria avenida, o projeto inclui a execução de uma nova rede de drenagem, além da implantação de uma moderna rede de iluminação pública, com fiação totalmente subterrânea.Para aumentar a segurança dos pedestres, especialmente dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Horácio Borghetti, serão implantadas faixas elevadas de travessia ao longo da via.

A proposta organiza os acessos aos bairros São Cristóvão e São Pedro, atendendo a uma demanda antiga da comunidade e consolidando a Avenida 25 de Julho como um eixo urbano de mobilidade, lazer e qualidade de vida em Flores da Cunha.

Leia mais:
Presidente da Câmara de Caxias do Sul recebe reivindicações do Sindiserv
Cartão de Todos soma 92 mil atendimentos em Caxias e Bento em 2025
Filme “O Agente Secreto” faz história no Globo de Ouro com dois prêmios
Caxias do Sul arrecada R$ 142,7 milhões com primeira cota única do IPTU
Caxias do Sul reduz casos de dengue e zera mortes em 2025

Tags:

Obra revitalização Avenida 25 de Julho janeiro Flores da Cunha