Siga nossas redes sociais
Logotipo - Rodovias da Serra e Caí têm mais de 4 mil atendimentos no semestre | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Rodovias da Serra e Caí têm mais de 4 mil atendimentos no semestre | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Monitoramento

Rodovias da Serra e Caí têm mais de 4 mil atendimentos no semestre

As ocorrências mais comuns são pane mecânica e pneu furado

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Gus Wanderlei/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) registrou mais de 4 mil atendimentos operacionais aos usuários das rodovias sob sua administração no primeiro semestre de 2025. De janeiro a junho, nos pontos de atendimento ao cliente, foram outros 42 mil registros, tanto presenciais, como por telefone ou aplicativo.

selo-salto-ventoso-1.jpeg

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Em julho, a concessionária também deu início a implementação de câmeras de monitoramentos com inteligência artificial (IA) em sua frota para auxiliar na supervisão das ocorrências nas rodovias concedidas no Vale do Caí e Serra Gaúcha.

As ocorrências mais comuns envolveram pane mecânica (2.844 registros), pneu furado (401), pane seca (270) e pane elétrica (210), além de 193 atendimentos clínicos a usuários.

Nos pontos de atendimento ao cliente, também houve alta demanda por serviços administrativos. Destaque para pagamentos em dinheiro (18.387), pagamentos via totem com auxílio de atendente (15.166), informações gerais (3.950) e suporte com aplicativo (2.226).

Para auxiliar nos serviços diários, a CSG instalou 81 câmeras nos veículos de trabalho. O novo sistema usa IA, e integra três câmeras por veículo, que permite o monitoramento em tempo real a partir do Centro de Controle Operacional (CCO).

A tecnologia atua de forma preventiva, identificando sinais de fadiga ou sonolência dos motoristas, emitindo alertas imediatos e contribuindo diretamente para a prevenção de acidentes, especialmente nos turnos da noite, quando é intensificado o monitoramento das rodovias.

O diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, afirma que as câmaras servem como ferramenta para colher dados que possam ajudar a implementar soluções de atendimentos cada vez mais rápidas e seguras para os trabalhadores e clientes.

"Instalamos o sistema de monitoramento pensando na segurança do nosso cliente e na integridade de quem atua diariamente nas estradas. Essa solução nos ajuda a supervisionar o trabalho com mais eficiência, especialmente nos turnos da noite, quando é intensificado o monitoramento das rodovias. Nosso objetivo é garantir que as boas práticas estejam sempre presentes na rotina das equipes", destaca.

A frota de trabalho da CSG circula, em média, 130 mil quilômetros por mês, tanto para atendimentos como no monitoramento do trânsito.

Simulado de atendimento a acidentes

No último sábado (5) a CSG realizou um Simulado de Atendimento a Acidente com Múltiplas Vítimas, no km 136 da RS-122, entre os municípios de Antônio Prado e Ipê. A iniciativa faz parte do plano de gestão de riscos da empresa e visa aprimorar a resposta a situações críticas nas rodovias sob sua administração.

O exercício simulou uma colisão envolvendo dois veículos e uma motocicleta, com 12 vítimas fictícias. Cerca de 30 profissionais participaram da ação, que teve como foco testar os protocolos de atendimento, integrar as equipes e reforçar a agilidade nas respostas de emergência.

A operação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Antônio Prado, do 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (Garibaldi), Samu de Antônio Prado e Secretaria de Saúde de Ipê, que atuaram em conjunto com os recursos da CSG, incluindo equipes de atendimento pré-hospitalar, viaturas de resgate, guinchos e apoio operacional.

Leia mais:
Espetáculo une rock e orquestra no Teatro Pedro Parenti, em Caxias
Simecs e Sindicato dos Metalúrgicos promovem encontro de cipeiros em Caxias
Biblioteca Central da UCS, em Caxias, lança clube de leitura
Conheça os integrantes da Comissão Comunitária da Festa da Uva 2026
Programação de Hip Hop movimenta a Zona Norte de Caxias neste domingo

Tags:

Geral monitoramenterodovias Serra Vale do Caí 4 mil atendimentos semestre