Trabalho ajuda a identificar possíveis irregularidades em ligações de esgoto
redacao@serraempauta.com.br
08.05.2025 - 18h23min
Equipes de fiscalização e da gerência de redes de esgoto do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realizam nesta sexta-feira (09) o serviço de termonebulização no bairro Santa Lúcia, em Caxias do Sul. O trabalho ocorre das 9h às 11h e abrangerá as ruas Vereador Dionísio Sandi, Ângelo Briani, Bellino Bergozza, Romano José Molardi e Luiz Andreazza e a Avenida Modesto Dias dos Santos. Em caso de chuva a inspeção será transferida para outra data.
O objetivo da ação é identificar imóveis que tenham as calhas de chuva ligadas à tubulação de esgoto cloacal, o que prejudica o tratamento e pode sobrecarregar as redes. Durante o serviço é utilizado um equipamento chamado termonebulizador. Nele, é colocado um óleo mineral que se transforma em uma densa neblina, a qual percorre a tubulação localizada no subsolo das ruas, calçadas e residências.
A fumaça gerada dentro das redes de esgoto cloacal (esgoto doméstico ou sanitário, gerado por banheiros, pias de cozinhas, tanques, lavanderias e chuveiros) também ajuda a encontrar irregularidades na tubulação. O produto aplicado nas redes não é tóxico. Caso a fumaça entre na residência, a orientação é manter janelas e portas abertas para arejar os espaços.
Leia mais:
Guilherme Pasin cobra construção de ponte, entre Bento e São Valentim do Sul
Reitor do Grupo Uniftec, de Caxias, viaja para a China neste final de semana
Definida a empresa que fará manutenção de estradas afetadas pelas chuvas, em Caxias
PPP da Educação de Caxias tem 10 grupos de investidores interessados
Cardeal Robert Prevost é o novo papa e será chamado Leão XIV
Tags:
Geral Caxias do Sul Samae Termonebulização Santa Lúcia irregularidades esgoto