Vereadores aprovaram por unanimidade o projeto do executivo
redacao@serraempauta.com.br
27.12.2025 - 19h38min
A Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias do Sul deve ser substituida no próximo ano pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC). A criação da nova secretaria foi aprovada em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, na última semana.
A matéria de autoria do Executivo, promove uma substituição ao atual formato da Fundação de Assistência Social (FAS), com a intenção de qualificar a elaboração e a aplicação de políticas do setor, com efeitos a partir do próximo dia 1º de janeiro. Para que a vigência se cumpra, o texto passa a depender da sanção do prefeito Adiló Didomenico.
A proposição garante conformidade com os princípios da Constituição Federal, da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dos estatutos e leis específicas da pessoa idosa, juventude, mulher, pessoas com deficiência, população afrodescendente e imigrantes. Inclui também o Programa Municipal de Pacificação Restaurativa. A transição será orientada pela manutenção da continuidade dos serviços prestados à comunidade e pela valorização do corpo técnico envolvido.
Por meio de emenda aditiva, também aprovada por unanimidade, os vereadores Andressa Marques e Cláudio Libardi, ambos do PC do B, slicitaram a vigência e a continuidade dos prazos dos concursos públicos realizados pela FAS que estejam em vigência.
Tags:
FAS Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania Caxias do Sul Câmara de Vereadores Legislativo
