Prêmio Gigia Bandera de 2025 destaca três empresas e entrega prêmios de Inovação e Empreendedorismo
redacao@serraempauta.com.br
27.10.2025 - 17h11min
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) anunciou durante café com jornalistas, nesta segunda-feira (27), na sede da entidade, os nomes dos agraciados com o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera. Será a 31ª edição da outorga, que busca valorizar histórias de sucesso de empreendedores da Serra Gaúcha e suas contribuições ao desenvolvimento do setor.
Neste ano, receberão o troféu Delmar Rugeri, da Rugeri Mec-Rul; Isabel Cristina de Almeida Rizzo, da Galvânica Guarany; e Marcio Slomp, da Comlink Equipamentos Eletrônicos. A grande noite de premiação será realizada no dia 28 de novembro, durante jantar na casa de eventos Villa Basilico, em Caxias.
Seguindo os critérios adotados em edições anteriores, o Simecs também reconhecerá empresários em outras duas categorias: Projeto Inovador, concedido aos sócios Andreus e Willian Teles Paz, da CarbonTech Tecnologia e Indústria de Máquinas, e Jovem Empreendedor, que será entregue a Andrigo Perini, da Perini Soluções Industriais. A escolha dos vencedores foi realizada por uma banca avaliadora composta por representantes do Senai, Sesi, Sebrae e Instituto Hélice.
De acordo com o presidente do Simecs, Ubiratã Rezler, o Prêmio Gigia Bandera valoriza indústrias que se destacam no ecossistema regional, independentemente do seu porte.
"Este ano, todas as premiadas são indústrias de médio porte que, ao longo de sua trajetória, demonstraram relevância e contribuição significativa para o desenvolvimento do setor. Estamos muito satisfeitos em poder reconhecer o trabalho e o comprometimento desses empresários que fazem a diferença na nossa indústria", destacou Rezler.
O Simecs vem promovendo a premiação desde 1987. O Mérito Metalúrgico Gigia Bandera é uma homenagem àquela considerada referência em empreendedorismo e pioneira na indústria em Caxias do Sul. Imigrante italiana que chegou à região no século 19, Luigia Carolina Zanrosso Eberle foi a primeira mulher a trabalhar na funilaria. A história de Gigia continua inspirando gerações de empresários. A premiação também marca o 68º aniversário do Simecs, cuja trajetória se iniciou em 25 de novembro de 1957.
Conheça a trajetória dos premiados
Delmar Rugera – Empresa Rugeri Mec-rul
O empresário Delmar Rugeri iniciou a trajetória profissional seguindo os passos do pai, fundador da Rugeri Mec-rul, e desde jovem atuou nas operações da empresa, adquirindo conhecimento técnico e experiência nos setores metalúrgico e agrícola. É bacharel em Administração e Economia e pós-graduado em Administração Financeira, contribuindo para o crescimento e consolidação da empresa, que, em setembro de 2026, completará 70 anos de história, marcando décadas de desenvolvimento, tecnologia e tradição. A empresa tem como atuação o setor agrícola.
Isabel Cristina de Almeida Rizzo - Galvânica Guarany
É sócia-proprietária da empresa de 57 anos de história. Desde cedo, dos 12 aos 19 anos, no contraturno da escola, Isabel Rizzo acompanhava o pai na Galvânica. Passou por empresas como a Fras-Le; foi proprietária de empresa de personalizados durante 13 anos e também representante comercial do vestuário pronto e executiva da ACOMAC Caxias do Sul, associação que representa comerciantes de materiais de construção. É formada em Ciências Contábeis e nos últimos 20 anos, está à frente das áreas Comercial, Administrativa e Financeira da Galvânica, onde sempre atuou para torná-la referência em soluções para tratamento de superfícies para peças metálicas.
Marcio Slomp – Comlink Equipamentos Eletrônicos
É engenheiro eletricista e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor do SENAI Mecatrônica e da Universidade de Caxias do Sul durante uma década. Há 26 anos, fundou a empresa Comlink, de Caxias do Sul. Participa da comunidade de empresários His Way Work. A Comlink projeta e fabrica equipamentos eletrônicos e softwares para soluções integradas, atuando nos segmentos de implementos rodoviários, agrícolas, de mineração, construção, máquinas industriais e outros.
Jovem Empreendedor – Andrigo Perini – Perini Soluções Industriais
Diretor da empresa, começou cedo e construiu trajetória com aprendizado contínuo e vínculo ao setor metalúrgico. Ainda bem jovem, trabalhou ao lado do pai em uma serralheria familiar e em serviços de jardinagem. Em 2004, começou carreira como office-boy e auxiliar administrativo em transportadora. Três anos mais tarde, ingressou na indústria metalúrgica como montador de acabamento. Integrou o setor de métodos e processos da empresa e se graduou em Engenharia de Produção. Em 2012, assumiu o cargo de coordenador de qualidade e assistência e de coordenador de produção. Em 2014, tornou-se coordenador de métodos e processos, até 2017, consolidando experiência em gestão industrial, desenvolvimento de equipes e processos.
Projeto Inovador – Carbona Tech Tecnologia e Indústria de Máquinas, dos sócios Willian e Andreus Teles Paz
Willian e Andreus Teles Paz são engenheiros mecânicos e co-CEOs da empresa, que desenvolveu projeto de sistema de fluxo laminar com IA embarcada para envase de produtos carbonatados e não carbonatados. A tecnologia reduz ao mínimo o oxigênio dissolvido, entrega produtividade até três vezes superior e garante alta precisão por meio de sensor eletrônico acoplado à válvula de envase. A IA integrada faz autoajustes contínuos para assegurar segurança, repetibilidade e máxima eficiência, caracterizando a única máquina de envase do Brasil com inteligência artificial. Na empresa, Willian é também COO e conduz compras, enquanto Andreus também é CFO e lidera a equipe comercial. A CarbonaTech é referência em envase linear de latas e garrafas, com presença no mercado interno e exportações para a América do Sul e a Europa.
Leia mais:
CSG conclui obra de estabilização de talude na RS-122, em Caxias do Sul
Coro Municipal de Caxias do Sul apresenta espetáculo na Igreja de Lourdes
Congresso de jornalistas e profissionais do turismo define programação em Caxias
Tributo a Marília Mendonça é a atração de novembro do Terça Cult, em Caxias
Vereador Edson da Rosa sugere nova Secretaria de Segurança Alimentar em Caxias
Tags:
Economia trajetórias Simecs divulga nomes agraciados Mérito Metalúrgico Caxias do Sul
