Sindicato tem acompanhado os problemas envolvendo a gestão da saúde nos últimos meses
redacao@serraempauta.com.br
22.01.2026 - 18h18min
Nesta quarta-feira (22), iniciou uma paralisação do atendimento nas UPAs Central e da Zona Norte. A motivação é o fato das empresas terceirizadas Ideas e Exímio não terem feito o pagamento dos médicos, até 20 dias corridos, do mês subsequente ao trabalhado.
Conforme a presidente do Sindicato, Silvana Piroli, o Sindiserv tem representação no Conselho Municipal de Saúde e já havia alertado a Secretaria Municipal da Saúde sobre os problemas recorrentes envolvendo a terceirização da UPA.
"Consideramos inaceitável que os trabalhadores terceirizados da UPA não recebam, embora nós consideramos que elas devam ser municipalizadas. Temos o maior respeito pelos trabalhadores. Quem trabalha merece respeito e merece receber o salário. E a terceirização é isso. As empresas somem, não tem compromisso nenhum com a qualidade do serviço e com os trabalhadores. O único compromisso é em receber e realizar os seus lucros", disse.
As UPAs Central e da Zona Norte mantém apenas o atendimento de urgência e emergência.
Sindiserv defende municipação das UPAs
O Sindiserv reforçou a defesa pela municipalização do serviço das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em reunião realizada com a administração municipal no Ministério Público, em 2020.
A posição do Sindicato voltou a ser reafirmada em dezembro de 2021, quando a direção da entidade apontou preocupação com a rotatividade de trabalhadores nas UPAs, atribuída à terceirização do serviço. Na ocasião, o Sindiserv reiterou a necessidade de transferência da gestão para o Município.
Em janeiro de 2022, a presidente do Sindicato, Silvana, voltou a pedir a municipalização da UPA Central e da UPA Zona Norte. A reivindicação é antiga e remonta ao mandato do prefeito Daniel Guerra, quando a unidade da Zona Norte foi terceirizada.
Segundo o Sindiserv, a municipalização permitiria maior continuidade no atendimento, mais controle das ações e economia de recursos, por meio da atuação de servidores públicos de carreira.
Leia mais:
Cooperativa Vinícola Garibaldi celebra 95 anos de trajetória
Atendimento das UPAs são transferidos para UBSs em Caxias do Sul
Exposição de itens históricos celebra o legado de Elvis Presley, em Caxias do Sul
Flores da Cunha celebra início da vindima com evento nacional
Secretaria da Saúde fará mutirão de tomografias em Caxias do Sul
Tags:
Geral paralisação Sindiserv manifesta apoio terceirizados UPAs Caxias do Sul
