Estrutura de dois mil metros quadrados foi inaugurada no campus-sede, nesta quarta-feira
redacao@serraempauta.com.br
18.02.2026 - 17h26min
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) inaugurou nesta quarta-feira (18) o Bloco 82 – TecnoUCS/ITEC, nova estrutura integrada ao ecossistema de inovação da instituição. O prédio tem cerca de dois mil metros quadrados e fica anexo ao Bloco 59, onde está instalado o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS), no campus-sede, em Caxias do Sul.
O espaço será destinado, principalmente, às atividades da Incubadora Tecnológica (ITEC). Também vão funcionar no local o StartUCS, programa de ideação, o CatalisaUCS, voltado à gestão de projetos e transferência de tecnologia, e a UCSiNova, Agência de Inovação da universidade.
A estrutura faz parte do projeto "Impulsionando o Ecossistema de Inovação da Serra Gaúcha: O level up da incubadora ao parque tecnológico UCS", submetido e aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Governo Federal, ao custo de R$ 13,2 milhões, com recursos não reembolsáveis.
São 20 salas de diferentes formatos para novas empresas incubadas residentes, um FabLab (espaço de fabricação digital e teste de prototipagem), uma arena com capacidade para 100 pessoas e uma cafeteria, entre outros ambientes.
"O prédio que entregamos hoje é a consolidação de um projeto que, nos últimos quatro anos, recebeu muita dedicação por parte da reitoria, da equipe da UCSiNOVA, de institutos e empresas parceiras e do Finep", destacou a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, Neide Pessin, durante solenidade de inauguração, lembrando que em 2025 o ecossistema de inovação da Universidade reuniu 60 empresas incubadas ou residentes, gerando 188 empregos diretos.
A partir do funcionamento pleno do Bloco 82 – TecnoUCS/ITEC (previsto para o próximo mês de maio) até 2030, estima-se um total de 100 empresas vinculadas, gerando juntas um lucro de R$ 500 milhões anualmente. As empresas interessadas em integrar esse ecossistema de inovação devem consultar o edital.
O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, atribuiu a inauguração do novo prédio ao fomento que a Universidade dá à pesquisa.
"A inovação é fruto da pesquisa. Temos hoje 200 pesquisadores, desenvolvendo ideias maravilhosas nas mais diversas áreas. E é com reconhecimento do setor produtivo que essas pesquisas se tornam soluções tecnológicas e produtos de mercado", avaliou Rech.
A solenidade de inauguração contou com a bênção do bispo diocesano e presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) Dom José Gislon. Antes, em seu discurso, Gislon ressaltou:
"Esse é um dia histórico, que traz um novo olhar para o futuro da UCS, um olhar que reflete no desenvolvimento da região e que também alcança o mundo".
Leia mais:
Microempa sedia curso voltado ao empreendedorismo feminino em Caxias do Sul
Projeto Poesia na ZN, de Bento Gonçalves, realiza sarau aberto ao público
CIC Caxias abre inscrições para programa de desenvolvimento de adolescentes
Tá na Mesa com a ADCE abre inscrições para projetos em Caxias do Sul
Projeto oferece oficinas gratuitas de crochê, bordado e artesanato em Caxias
Tags:
Geral fomento UCS amplia ecossistema inovação novo prédio Caxias do Sul
