Cooperativa Aurora apresenta um rótulo branco com base de vinho Chardonnay e dois tintos com base de vinho Cabernet Sauvignon
redacao@serraempauta.com.br
19.08.2025 - 17h32min
De olho nas mudanças nos hábitos de consumo dos últimos anos, a Cooperativa Vinícola Aurora apresenta ao mercado três opções de produtos desalcoolizados com dois rótulos tintos à base de vinho Cabernet Sauvignon, nas versões adoçado e não adoçado, e um branco à base de vinho Chardonnay.
Segundo o estudo realizado pela MindMiners (2024), a Geração Z (18 a 25 anos) consome menos álcool em comparação com gerações anteriores: 45% disseram consumir atualmente, versus 57% entre Millennials (de 29 a 44 anos) e 67% na geração X (45 a 60 anos). Outro dado é ainda mais emblemático, com 88% da Geração Z dispostos a diminuir ou até abandonar o consumo de álcool.
"A cooperativa sempre esteve atenta a essas mudanças de consumo das novas gerações e de alternativas para atender a este mercado. Prova disso é que fomos pioneiros no lançamento de produtos zero álcool e agora ampliamos as opções de bebidas para o consumidor que, por qualquer motivo, não consome ou não está consumindo bebidas alcoólicas naquele momento", explica Rodrigo Arpini Valerio, diretor de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora.
Tecnologia própria
O enólogo que está à frente do projeto de produtos desalcoolizados na Aurora, Christian Bernardi, explica que, de acordo com a legislação brasileira de vinhos e bebidas, os novos produtos são denominados oficialmente como “fermentados de uva desalcoolizados”. Bernardi enfatiza que foram realizados diversos ensaios e testes até chegar ao resultado final.
"A tecnologia utilizada foi desenvolvida dentro da Aurora, realizando modificações em equipamentos já existentes. Não existe um descritivo ou mesmo padrões internacionais para desalcoolização de vinhos. Por isso, utilizamos equipamentos que permitem a extração completa do álcool, com controle de temperatura e pressão, e com recuperação parcial dos aromas do vinho", explica.
Leia mais:
Refis do Samae renegocia R$ 3,6 milhões em dívidas em Caxias do Sul
Sicredi Pioneira reforça estrutura da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em 11 cidades
Festival Téti inicia nesta semana com temática de Folclore, em Caxias
Trecho de terra na Estrada Cerro da Glória recebe melhorias em Caxias do Sul
Câmara de Caxias divulga programação preliminar do congresso de agentes públicos
Tags:
Economia demanda Aurora vinícola Bento Gonçalves lança três produtos desalcoolizados