Compõem a Mesa Diretora os vereadores Edson da Rosa, Lucas Caregnato, Alexandre Bortoluz e Andressa Mallmann
redacao@serraempauta.com.br
05.01.2026 - 22h24min
A Mesa Diretora que conduzirá a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul em 2026 assumiu nesta segunda-feira (5), durante sessão de posse. O vereador Wagner Petrini (PSB) é o novo presidente e contará com a companhia dos parlamentares Edson da Rosa (Republicanos), 1º vice; Lucas Caregnato (PT), 2º vice; Alexandre Bortoluz (PP), 1º secretário e Andressa Mallmann (PDT), 2ª secretária.
Extremamente emocionado, Petrini recordou de sua trajetória pessoal e política, que tem como berço o Bairro Desvio Rizzo, e projetou a gestão com diálogo, aberta à comunidade e pensando no melhor para o Legislativo e para a cidade.
A emoção, na tribuna, suavizou no momento em que a esposa Josiele Varela e os filhos Isis e Gustavo se deslocaram da plateia para dar um abraço carinhoso no novo presidente da Casa.
Durante a transmissão de cargo, o vereador Lucas Caregnato (PT), que presidiu o Parlamento no ano passado, repassou a Petrini o Relatório da Gestão de 2025. O petista disse que presidir a Câmara da segunda maior cidade do Estado foi um desafio e uma honra. Lembrou de sua formação política e comunitária e agradeceu pelo apoio que recebeu dos colegas parlamentares e da família e pelo trabalho dos servidores.
Mencionou a pluralidade de ideias que permeou a gestão e destacou a devolução de R$ 8,8 milhões ao Executivo como fruto de planejamento e responsabilidade no uso dos recursos públicos.
Também citou a preparação da TV Câmara Caxias para o sinal aberto, a realização do Congresso Conquista, Tchê!, a implantação do Protocolo Antirracista e o lançamento das publicações Memórias e Caxias da Gente.
"Buscamos fazer uma Câmara aberta, democrática, transparente e conectada com a sociedade. Hoje, passo a presidência a meu amigo e companheiro Wagner Petrini. Assumo a função de segundo vice-presidente com muita honra e lealdade à democracia e à potência de nosso poder Legislativo. Seguimos, juntas e juntos, na valorização, no fortalecimento da democracia e no destaque que o segundo maior poder Legislativo do Estado tem", frisou Caregnato.
Petrini saudou as autoridades, amigos e familiares presentes e não conteve as lágrimas ao destacar sua história e raízes.
"Minha trajetória é conhecida e dela tenho orgulho. Venho de família simples e trabalhadora, lá do Desvio Rizzo. Estou no terceiro mandato e não esqueci de onde vim e quem sou", disse, emocionado e parando alguns minutos para retomar o fôlego.
O socialista agradeceu o apoio da família, a parceria de vereadores, do partido e de colegas parlamentares, a confiança do prefeito Adiló Didomenico (PSD), o auxílio de servidores e da comunidade.
Divulgou a equipe que lhe auxiliará mais diretamente nas tarefas institucionais ligadas à presidência, apresentando, oficialmente, o novo diretor-geral, Igor Schmaedeke, e o diretor de Comunicação, jornalista Ciro Fabres. Também anunciou como coordenadora da TV Câmara Caxias, Karohelen Dias; o procurador jurídico Pedro Pereira de Souza (cedido pelo Município via convênio) e a assessora Bruna Bonfante, como secretária e responsável pela agenda.
O socialista disse que não se apegará à cadeira da presidência e, aberto ao diálogo, trabalhará pela cidade e pela população.
"Meu primeiro compromisso como presidente será contatar com deputados estaduais e federais que guardam relações com Caxias do Sul para que estejam cientes de nossas necessidades. Reafirmamos desde já que esta Câmara estará sempre aberta ao diálogo, e a Mesa Diretora permanecerá à disposição de cada um dos senhores e senhoras e da comunidade", finalizou, com desejo de bom 2026 a todos, em meio aos diversos eventos previstos, como Copa do Mundo, Eleições e Festa da Uva.
Prestigiaram a cerimônia a deputada federal Denise Pessôa (PT), secretários municipais, e o prefeito Adiló Didomenico, que cumprimentou a nova Mesa Diretora e elogiou a atuação do Parlamento.
"Aproveito este ato para reafirmar algo fundamental para a cidade: Executivo e Legislativo têm papéis distintos, mas responsabilidades compartilhadas. Quando há parceria, respeito e maturidade institucional, quem ganha é a população. Quero destacar o papel desta Câmara ao longo do último período, especialmente nas sessões extraordinárias realizadas recentemente. Foram projetos importantes e agradeço o comprometimento de todos que compreenderam a urgência de pautas que impactam diretamente a vida da nossa comunidade", afirmou o chefe do Executivo, saudando o trabalho dos vereadores.
Conheça os integrantes da Mesa Diretora em 2026
:: Presidente: vereador Wagner Petrini (PSB)
:: 1º Vice-presidente: vereador Edson da Rosa (Republicanos)
:: 2º Vice-presidente: vereador Lucas Caregnato (PT)
:: 1º Secretário: vereador Alexandre Bortoluz (PP)
:: 2ª Secretária: vereadora Andressa Mallmann (PDT)
Leia mais:
Projeto prevê restauro do antigo Lanifício Sehbe em Caxias do Sul
Feira do Produtor de Carlos Barbosa será coberta
Governo confirma situação de emergência em Farroupilha
Maratona do Vinho, em Bento, será no dia 7 de fevereiro
Cota Única do IPTU em Caxias vence na próxima terça
Tags:
Política posse Wagner Petrini assume presidência Câmara de Vereadores Caxias do Sul
