Marisol Santos, vereadora presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação
redacao@serraempauta.com.br
18.08.2025 - 14h32min
Fui professora da rede municipal e privada por quase 10 anos. Conheço de perto os desafios e as maravilhas da sala de aula e carrego comigo um compromisso permanente com a educação. Por isso, poder realizar o primeiro Seminário de Altas Habilidades e Superdotação da Serra Gaúcha foi mais do que gratificante — foi emocionante.
Promovido pela Frente Parlamentar que presido na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, o evento reuniu mais de 200 pessoas, de cerca de 30 municípios gaúchos, para discutir um tema que, por muito tempo, foi deixado à margem: o acolhimento educacional de estudantes superdotados.
O seminário realizado no início do mês marcou a abertura da Semana Municipal das Altas Habilidades e Superdotação, incluída, por meio de uma lei de minha autoria, no calendário oficial em 2022. O evento reuniu educadores, pesquisadores, estudantes e familiares, que compartilharam experiências, aprendizados e práticas que nos fazem perceber o papel da família e nos desafiam a repensar a escola como um espaço de estímulo para os múltiplos talentos.
Tenho muito orgulho em liderar esse movimento na Serra Gaúcha. Um movimento construído a muitas mãos e que se fortalece a partir de iniciativas como essa. O Dia Mundial da Superdotação é celebrado neste 10 de agosto e reforça a necessidade de continuarmos dialogando com a sociedade, formando professores, ouvindo as famílias e, principalmente, garantindo políticas públicas que respeitem as singularidades desses estudantes.
Ser protagonista desse processo, como parlamentar e como educadora, é um dos capítulos mais especiais da minha trajetória. Seguiremos juntos por uma educação que acolhe, respeita e incentiva o desenvolvimento do potencial de cada um.
Leia mais:
Mostra de Dança de Salão retorna a Caxias com Carlinhos de Jesus
Randoncorp registra R$ 3,3 bilhões de receita no segundo trimestre de 2025
Consevitis-RS lança nova etapa da campanha ‘Vai de Vinho Brasileiro’
Projeto Mão Amiga comemora 10 anos em Flores da Cunha com evento
Projeto itinerante leva literatura e cultura a bairros de Caxias
Tags:
Artigo Marisol Santos Altas Habilidades neurodivergência Direitos Superdotação Serra Gaúcha Caxias do Sul