Siga nossas redes sociais
Logotipo - Câmara de Caxias recebe reclamações sobre aumento nas contas de luz | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Câmara de Caxias recebe reclamações sobre aumento nas contas de luz | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Reunião pública

Câmara de Caxias recebe reclamações sobre aumento nas contas de luz

O encontro reuniu cerca de 100 pessoas no plenário do Legislativo, nesta terça-feira

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Thales Comerlato Castagna/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Queixas sobre o aumento acentuado nos valores das contas de luz, nos últimos meses, marcaram a reunião pública que a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária promoveu nesta terça-feira (19), na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O encontro que ouviu moradores e foi conduzido pelo presidente da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária, vereador Aldonei Machado (PSDB), reuniu cerca de 100 pessoas no plenário.

Entre os encaminhamentos, Aldonei informou que será elaborado um documento com todas as reclamações recebidas para ser remetido a órgãos competentes, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Procon Caxias, que é o órgão de proteção e defesa do consumidor.

O presidente da CLPC também anunciou que os integrantes do grupo parlamentar farão uma comitiva para ir a São Leopoldo, onde funciona a sede da concessionária Rio Grande Energia (RGE), a responsável pelo abastecimento de luz em Caxias e região, para conferir os procedimentos de checagem de leituras e de geração da conta aos consumidores.

"Tudo o que foi posto nesta reunião constará em um documento que vamos encaminhar para Aneel, Procon, deputados. A intenção é que essa reunião seja produtiva à comunidade", frisou Machado.

Ao lado do presidente Aldonei e do vereador Cláudio Libardi/PCdoB, que secretariou os trabalhos, estiveram na mesa de autoridades o presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter; o coordenador do Procon Caxias, Jair Zauza; e o consultor de negócios da RGE e responsável pelo contato da empresa com o poder público, Rafael Dala Brida.

Comunidade pede a palavra

Na abertura para a plateia, moradores e empresários manifestaram-se. Todos questionando os valores que receberam em suas contas e que os apavoraram. Do bairro Pioneiro, o relações-públicas Denerlei Antonioli diz não saber qual caminho tomar diante das últimas cobranças da RGE. Acostumado com uma média de gasto de R$ 190, recebeu o boleto da luz com vencimento em 4 de junho somando R$ 817,49, e o de julho, R$ 1.108,81.

"Como consumidor, jamais havia passado por uma experiência como esta, ainda mais diante de um valor tão discrepante. Compreendo que existam reajustes, seja pela inflação ou mesmo pelo impacto das enchentes do último ano. No entanto, os valores praticados nos últimos dois meses fogem da lógica e da coerência. Como pode um casal, que não possui aquecedor nem ar-condicionado, receber uma fatura tão alta? Sinceramente, torna-se difícil compreender e aceitar cobranças nesses patamares, que não condizem com o perfil de consumo real", reclamou.

O empresário Valdir Giacomin, de Ana Rech, não consegue compreender como as despesas de energia elétrica em seu empreendimento saltaram de R$ 2 mil para R$ 24 mil.

Morador dos Altos de Galópolis, Zilmar Braga disse que, na sua residência, não há estufa e tem placas para captação de energia solar. O que ele usa para aquecer a casa é um fogão campeiro. Entretanto, a conta que, no início do ano, girava entre R$ 80 e R$ 130 passou para quase R$ 700 em agosto e também já aparece superior a esse custo para setembro.

"Alguém precisa explicar o que está acontecendo. A gente liga para a RGE e ninguém resolve, além de sermos mal atendidos", critica Braga.

Marilce Ribeiro tem um ateliê e, desde 2024, vem registrando sucessivos aumentos nas contas de energia, mesmo adotando todos os cuidados para evitar o consumo excessivo. Até mesmo efetuou a troca de fios, conforme indicado pela RGE, mas a conta continuou aumentando. Segundo ela, os valores foram passando de R$ 280 para R$ 325, depois para R$ 425, R$ 458, e mais recentemente para R$ 551. Até hoje, não obteve um retorno efetivo da concessionária.

Além dos cidadãos que pediram a palavra, 15 vereadores marcaram presença na reunião pública desta noite. Praticamente todos relataram que receberam reclamações de moradores por causa do acréscimo nos valores das contas de energia.

Impacto nos bairros

Presidente do Bairro Vinhedos, Gilmar Padilha avalia que é preocupante quando os cidadãos estavam preparados para o aumento de 14,14% nas tarifas e, de repente, recebem suas contas com valores de 300% a mais do que estavam acostumados.

À frente da Associação de Moradores do Bairro São Ciro, Assis Maurício de Campos defendeu que não haja corte no abastecimento de energia elétrica até a verificação do que está levando aos altos valores das contas.

De acordo com Zauza, do Procon, as reclamações superam em muito o número de 500 e estão sendo remetidas para averiguação da RGE. Até o momento, 200 foram remetidas e aguardam resposta da empresa. Ele garante que, se for comprovada irregularidade de parte da concessionária, o Procon efetuará a autuação.

Antes, o consumidor deve procurar a RGE, relatando o que ocorreu. No caso de comprovada a cobrança indevida, a empresa terá de custear o valor em dobro ao consumidor lesado.

O que diz a RGE

Representando a concessionária, Dala Brida detalhou que a RGE trabalha seguindo todas as normas da Aneel e com processos auditados de forma permanente. Observou que este período, que é de inverno, ocorre um aumento no uso de estufas, aquecedores, torneiras elétricas e chuveiros, que são equipamentos de alto consumo de energia, o que pode acentuar os valores dos gastos mensais com luz.

Ele disse que todas as contas que os vereadores e os próprios moradores trouxeram na reunião serão verificadas e, em caso de erros, a empresa seguirá o que diz as normas em relação ao ressarcimento.

"Temos um processo de faturamento transparente que é auditado e que fica disponível a quem quiser conhecer. Se for constatado qualquer erro nos nossos faturamentos, nós vamos fazer a devolução de todos os valores em dobro", assegurou o consultor de Negócios da RGE.

Leia mais:
Mauro Martinelli assume vaga na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Prefeitura e Infraero discutem plano de ação de outorga do aeroporto de Caxias
Capacitação gratuita garante emprego para motoristas em Caxias do Sul
Uiliam Michelon apresenta espetáculo ‘Caminar’ em Caxias
Samae conclui manutenção no Sistema Faxinal em Caxias do Sul

Tags:

Geral reunião pública Câmara de Caxias recebe reclamações aumento contas luz Caxias do Sul