Felipe Gremelmaier, secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico de Caxias do Sul
redacao@serraempauta.com.br
27.11.2025 - 07h16min
Em 2025, o turismo de Caxias do Sul está na vitrine mundial como nunca esteve. Muito dessa exposição positiva deve-se ao resultado do XV Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais de Turismo, promovido na cidade pela OMPT (Organización Mundial de Periodistas de Turismo).
De 2 a 8 de novembro, mais de 30 profissionais vindos de países das Américas e da Europa tiveram a oportunidade de fazer press trip. Conheceram grande parte do potencial turístico caxiense, no meio urbano e no interior.
O grupo visitou Criúva, Galópolis, Ana Rech, monumentos e uma série de destinos, onde tiveram experiências gastronômicas e foram apresentados a tradições e histórias.
A apoteose deu-se na visita à Igreja de São Pelegrino. Tamanho foi o encantamento com a arquitetura e as obras do pintor ítalo-brasileiro Aldo Locatelli, que ao término do congresso a OMPT fez uma deferência inédita: declarou a Paróquia de São Pelegrino como “a igreja mural mais deslumbrante da América Latina”. O título destaca o valor artístico, simbólico e cultural no continente.
Considerada pela OMPT como “um destino preparado para receber visitantes”, Caxias ainda foi incluída na Rede de Destinos Emergentes, junto com 10 locais de cinco países.
A repercussão internacional desses reconhecimentos foi imediata. O potencial turístico caxiense tomou conta de dezenas de redes sociais de diversos jornalistas, profissionais da área e de influencers, além de figurar em matérias de veículos de imprensa dentro e fora do Brasil.
Mas não é apenas o Congresso Internacional de Jornalistas o impulsionador dessa ampla divulgação da cidade. Neste ano, o município recebeu influencers estrangeiros, como a argentina Mirna Capiello, comitivas de agentes de turismo da Grande Porto Alegre e do Vale do Taquari, e uma missão de jornalistas portugueses em visita ao Rio Grande do Sul.
A presença da Prefeitura, por meio da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico, com estande em feiras nacionais e internacionais é outro fator que alavancou a cidade como destino turístico. Sempre destacando a marca oficial Curta Caxias, a cidade mostra cada vez mais seu potencial. Se 2025 foi de ascensão do turismo caxiense, 2026 será de solidificação e mais desafios. Caxias está muito bem preparada e oferece muito o que fazer.
Leia mais:
Lula é convidado para a Festa da Uva 2026 em Caxias do Sul
Clientes da Corsan têm nova oportunidade para regularização de débitos
Defesa Civil treina grupo de alunos de Galópolis, em Caxias do Sul
Livro narra trajetória da Union Distillery em Bento Gonçalves
Rota Fiergas discute prioridades da Serra Gaúcha em visita a Caxias do Sul
Tags:
Artigos artigo O mundo está de olho no turismo de Caxias do Sul Felipe Gremelmaier, secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico Caxias do Sul
