Os três homenageados desta edição são Jacqueline Andrades, Michele dos Santos Xavier e Sergio Ubirajara
redacao@serraempauta.com.br
28.11.2025 - 18h37min
Três personalidades da luta por igualdade foram agraciadas com a Comenda Medalha Zumbi dos Palmares, outorgada pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, em sessão solene, realizada nesta quinta-feira (27), no plenário da Casa.
Os homenageados desta edição são Jacqueline Andrades, Michele dos Santos Xavier e Sergio Ubirajara. A honraria celebra o Dia da Consciência Negra, data que remonta à morte de Zumbi dos Palmares (20 de novembro de 1695), líder quilombola que se notabilizou na resistência contra a escravidão.
O presidente do Legislativo caxiense, vereador Lucas Caregnato (PT), conduziu a cerimônia. O coordenador da Igualdade Racial, Clever Bizzy, representou o prefeito Adiló Didomenico.
Os pronunciamentos começaram com o do vereador Edson da Rosa (Republicanos). Citou que a indicação dos agraciados partiu do Conselho Municipal da Comunidade Negra (Comune) e dos líderes das bancadas partidárias da Casa.
Rosa afirmou ser o negro precursor em três cargos públicos da municipalidade: vereador (2005), presidente da Câmara (2013) e secretário da Educação (diversas oportunidades). Hoje, cumpre o 5º mandato parlamentar.
De acordo com Rosa, um dos desafios continua sendo a referência, para que todo negro se reconheça e se enxergue nos espaços de poder. Reforçou que a causa negra extrapola os limites partidários e se volta à identificação com a própria ancestralidade.
Caregnato lembrou ter recebido a comenda na edição de 2014. Fez coro comum em favor da luta antirracista.
"Conheci o Cerro de Porongos, em Caçapava do Sul. Infelizmente, a historiografia ainda trata do massacre de lanceiros negros, de maneira muito tímida. Também visitei o espaço onde existiu o Quilombo de Palmares, em Alagoas. Muitos negros pobres ainda tombam, sobretudo nas periferias urbanas", disse.
Ele ainda enfatizou a criação do Protocolo Antirracista do Parlamento caxiense, a partir da resolução 286/A, de 27 de outubro de 2025.
Depois de receberem os respectivos troféus e diplomas, alusivos à comenda, cada um dos homenageados seguiu até a tribuna. Para Jacqueline Andrades, a luta por emancipação segue até hoje, na busca por políticas afirmativas, como a de cotas.
Mencionou ações sociais no Campos da Serra, no Canyon, no Consolação, no Monte Carmelo, no Reolon.
"Precisamos dar atenção às mães solos que movem as famílias com coragem e resistência. A mulher negra ainda carece de uma rede específica de atendimento, de maneira estruturada e contínua", solicitou.
Em seguida, Michele dos Santos Xavier citou o orgulho de fazer parte da rede de apoio do Movimento Negro.
"Temos construído uma caminhada com ativismo e acolhimento, a partir de coletividade. Já temos a Comissão da Igualdade Racial dentro da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Caxias)", observou.
Pertencente ao Grupo de Lanceiros Negros, Sergio Ubirajara participou da cerimônia com um traje de general, como forma de homenagear brancos que se integraram na caminhada. Chamou-os de ombros amigos.
Salientou que o nome do pelotão é Teixeira Nunes, o branco que resistiu à traição de Porongos em 14 de novembro de 1844, durante a Revolução Farroupilha (1835-1845). O episódio resultou na morte de muitos negros, os lanceiros do conflito armado em solo sul-rio-grandense.
Instituída em 2005, a partir de proposição do vereador Edson da Rosa, a medalha homenageia, a cada dois anos, pessoas que tenham se destacado na defesa dos direitos humanos e da cidadania, no combate à discriminação e ao preconceito, entre outras formas de inclusão social.
Leia mais:
IPTU de Caxias do Sul terá reajuste de 4,68% e pagamento por Pix em 2026
Prefeitura de Caxias do Sul publica novo edital dos serviços funerários
Quindim pela Cidade terá atividades neste final de semana, em Caxias
Peça musical de Gramado terá novas sessões neste domingo, em Caxias
Caxias do Sul recebe reforço de 13 novos ônibus no transporte coletivo
Tags:
Geral distinção Câmara de Vereadores Caxias do Sul entrega Medalha Zumbi dos Palmares
