Siga nossas redes sociais
Logotipo - Câmara pede informações sobre combate ao racismo nas escolas de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Câmara pede informações sobre combate ao racismo nas escolas de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

14 questionamentos

Câmara pede informações sobre combate ao racismo nas escolas de Caxias

Requerimento de autoria da vereadora Rose Frigeri solicita quais ações são voltadas ao enfrentamento do racismo

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Pietra Lima/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, na terça-feira (8) um requerimento que pede informações ao Executivo municipal sobre ações antirracistas nas escolas municipais de Caxias do Sul. O documento é de autoria da vereadora Rose Frigeri (PT). Agora, a Prefeitura possui o prazo de 30 dias para responder à solicitação.

selo-salto-ventoso-1.jpeg

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

De acordo com o documento, o pedido requer à administração municipal, por meio da Secretaria da Educação, informações referentes às políticas e às ações voltadas ao enfrentamento do racismo nas escolas.

Entre os 14 questionamentos que agora aguardam resposta da prefeitura, destacam-se: quantas pessoas negras e indígenas ocupam cargos de gestão ou posições de liderança no serviço público municipal, especialmente na área da educação; quantas cartilhas com conteúdo antirracista foram produzidas e/ou distribuídas nas escolas do município com base nas Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008; quantas escolas possuem comitês antirracistas, com participação ativa de docentes e discentes, visando à proposição de ações afirmativas e ao debate permanente sobre o enfrentamento ao racismo.

No requerimento, também foi salientado que o pedido tem origem na participação da estudante Francini Carini Becker, da Escola Professora Leonor Rosa, no programa Vereador Por Um Dia – 2024", sob orientação da professora Salete Maria Sebben Puton, além de possuir relevância da promoção da equidade racial e o cumprimento da legislação educacional vigente.

Rose explicou, em declaração de voto, que grande parte da composição do documento se deu graças a apresentação feita pela aluna Francini, e que o mesmo traz questões de alta importância.

Andressa Marques (PCdoB), Daniel Santos (Republicanos), Lucas Caregnato (PT) e Rafael Bueno (PDT) participaram do debate. Andressa discorreu sobre como a cor da pele continua sendo motivo de exclusão, opressão e preconceito. Declarou que negar o racismo é o mesmo que negar a história do Brasil.

Leia mais:
Festival de Bandas homenageia o guitarrista Paulo Schroeber, em Caxias
Prefeitura de Caxias do Sul conclui negociações do caso Magnabosco
Celebra Rock reúne shows gratuitos neste domingo em Bento Gonçalves
Arraiá do Ordovás retorna com programação neste domingo, em Caxias
FAS bate recorde de acolhimentos de pessoas em situação de rua em Caxias

Tags:

Política 14 questionamentos Câmara de Caxias informações combate racismo escolas Caxias do Sul