Campanário foi o local escolhido para a atividade esportiva
redacao@serraempauta.com.br
17.02.2026 - 10h41min
O campanário da Catedral Diocesana Santa Teresa foi palco, na manhã do sábado (14), do primeiro rapel comercial urbano realizado em Caxias do Sul. A atividade ocorreu em caráter piloto e marcou a proposta de uma nova opção de turismo de aventura na cidade.
A descida é feita de 40 metros de altura por questões de viabilidade técnica, o que equivale a um prédio de 13 andares. O campanário tem 60 metros de altura.
Cada participante realizou o percurso acompanhado por instrutor, com uso de equipamentos certificados e seguindo protocolos de segurança, da ancoragem até a chegada ao solo.
Ao todo, nove pessoas participaram da experiência — três mulheres e seis homens, com idades entre 15 e 40 anos. O evento foi fechado, destinado apenas a um grupo já participante, e serviu como teste para ajustes no formato de execução.
A iniciativa é da equipe Goontherope, liderada pelo fotógrafo e jornalista Paulo Pasa, em parceria com a Catedral Diocesana. Além da descida, o projeto inclui a produção de fotos durante o trajeto. As imagens são feitas por equipe especializada e premiada no GoPro Awards, registrando a paisagem urbana sob um ângulo diferenciado.
A ideia do rapel comercial surgiu em dezembro do ano passado, quando a equipe desceu na missa de Papai e Mamãe Noel. A equipe firmou contrato de exclusividade para uso do espaço por 10 anos.
Segundo os organizadores, diante do resultado positivo da fase piloto, a atividade será aberta ao público nos dias 14 e 15 de março. O valor será de R$ 105 por descida. Mais informações podem ser obtidas por telefone (54) 991828228.
Leia mais:
Roberta Pozza assume diretoria técnica do Hospital Tacchini em Bento Gonçalves
‘O Agente Secreto’ ganha sessões na sala de cinema do Ordovás, em Caxias
CSG implanta pista-teste para avaliar tintas de sinalização
Consevitis-RS amplia representatividade com adesão do Sindivinho
Vacina contra a dengue começa a ser aplicada em Caxias do Sul
Tags:
Esportes estreia Catedral Diocesana recebe primeiro rapel comercial Caxias do Sul
