Siga nossas redes sociais
Logotipo - Caxias do Sul já teve 1.705 casos de violência contra idosos em 2025 | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Caxias do Sul já teve 1.705 casos de violência contra idosos em 2025 | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Alerta

Caxias do Sul já teve 1.705 casos de violência contra idosos em 2025

Dados são do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e implicam em maus-tratos, exploração sexual e até tráfico de pessoas

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Divulgação
Foto Principal - Notícia

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até o final de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. O último Censo, produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o número de pessoas com 65 anos ou mais cresceu 57,4% em doze anos no Brasil. Já a população idosa com 60 anos ou mais chegou a 32,1 milhões de pessoas, 15,8% da população do país. O aumento é de 56% em relação a 2010, quando era de 20,5 milhões (10,8%).

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Diante desse contexto, surge uma preocupação, a violência contra a pessoa idosa, tema que se faz necessária a discussão a fim de observar e lutar pelos direitos das pessoas na terceira idade.

Em Caxias do Sul, por exemplo, de acordo com o Painel de Dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, até o momento, foram registrados 1.705 casos de violações dos direitos humanos dos idosos. Foram considerados os meses de janeiro a junho. Esses números implicam em maus-tratos, exploração sexual e até tráfico de pessoas. (atualização feita em 27.06.2025).

Em todo o estado do Rio Grande do Sul, neste ano de 2025 já foram registrados 31.322 casos.

Para a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, professora Maria Luiza Bernardi, essa é uma realidade em que a vítima tem receio de denunciar em função de o agressor ser, na grande maioria das vezes, um ente próximo.

"Discutir esse problema é uma forma de conscientizarmos a população acerca dos cuidados que devemos ter com os idosos e assim, ampliarmos a qualidade de vida da terceira idade. Essas vítimas convivem com familiares por necessidade de receber rede de apoio, o qual nem sempre é prestado de forma adequada. Por isso a atenção deve ser constante", indica.

Maria Luiza alerta ainda que, em geral, quando não é um familiar, o idoso acaba sendo negligenciado por um cuidador e que a atenção permanente contribui para a redução dessas violências.

"Quando se notar qualquer anormalidade no tratamento com o idoso, investigue e denuncie se houver algo de errado. Os idosos não têm, em geral, força ou métodos para se defender sozinhos. Há uma legislação responsável pelo direito do idoso e qualquer pessoa pode fazer a denúncia", destaca.

A docente da Anhanguera indica que as denúncias podem ser feitas por diversos meios, seja através das Polícias Militar (190) ou Civil (197), o Disque 100 (que funciona diariamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana) e canais eletrônicos. Ademais, órgãos como o Ministério Público, mais específico a Promotoria de Justiça com atribuição em matéria do Idoso, podem ser procurados para defesa dos direitos difusos e coletivos dessa classe uma vez que forem violados.

Por fim, a especialista afirma que é essencial evitar a perpetuação da vulnerabilidade do idoso, sendo fundamental que a família exercite o amor e a paciência para lidar com os desafios da terceira idade.

"Estabeleça diálogos, fortaleça laços e proporcione um ambiente adequado e seguro para eles. Ouvir o idoso sobre o que ele está passando ajuda a dirimir esse problema", afirma Maria Luiza.

Leia mais:
Caxias do Sul tem seis estradas do interior bloqueadas para o trânsito
Voluntárias do CCC doam 660 peças para mães e bebês em Caxias
Interface Eventos celebra 30 anos com histórias, música e reflexões
Um pai no elevador
Bispos de Caxias do Sul participam do Jubileu dos Bispos em Roma

Tags:

Geral alerta Caxias do Sul 1.705 casos violência contra idosos 2025