Sistema cadastra pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo
redacao@serraempauta.com.br
26.01.2026 - 19h33min
A emissão do Cadastur teve um aumento de 33% em Caxias do Sul, no ano de 2025. O sistema é utilizado para cadastrar pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Seu objetivo é promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.
Além de ser gratuito, tem como vantagem ser uma importante fonte de consulta para o turista; acesso a financiamento por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo participação em programas e projetos do Governo Federal; participação em programas de qualificação e visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.
O Cadastur é obrigatório para: acampamentos turísticos; agências de turismo; meios de hospedagem; organizadoras de evento; parques temáticos; e transportadoras turísticas. O cadastro também é obrigatório para exercer a profissão de Guia de Turismo.
Além dos obrigatórios, também podem se cadastrar os restaurantes, bares e cafeterias; locadora de veículos; prestadores especializados, casa de espetáculos; empreendimentos náuticos; infraestrutura de apoio para eventos; centro de convenções; parques temáticos, aquáticos, de diversões, atrações e empreendimentos turísticos com equipamentos de entretenimento e lazer.
Com o aumento do Cadastur também houve uma procura maior para emissão de Alvarás Turísticos, que são um instrumento de apoio ao processo de ordenamento setorial da atividade em âmbito municipal.
Segundo a turismóloga Renata Carraro, o Alvará Turístico é uma ferramenta importante para aproximação do setor empresarial com as ações realizadas pela Secretaria Municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de ampliar a divulgação do que tem em Caxias e sensibilizar a comunidade sobre a importância do turismo.
Para realizar cadastro no sistema do Cadastur, é só acessar o site cadastur.turismo.gov.br e entrar na aba "como se cadastrar".
Leia mais:
Apeg busca apoio para tornar espumante patrimônio histórico e cultural de Garibaldi
Codeca promove palestras sobre conscientização ambiental em Caxias do Sul
Orquestra de Sopros de Caxias realiza concerto gratuito na Estação Férrea
TumTum Festival inicia ações culturais do ano com exposição itinerante em Caxias
Sicredi Pioneira oferece oportunidades para pessoas com deficiência
Tags:
Geral gratuito Caxias do Sul registra alta 33% emissão Cadastur 2025
