Nesta 11ª edição, o evento também lança novos conceito e formato
redacao@serraempauta.com.br
26.01.2026 - 08h45min
A 11ª edição do TumTum Festival, marcada para o segundo semestre, em Caxias do Sul, começa a ganhar forma a partir desta quinta-feira (29), com a abertura da Expo TumTum. Em 2026, o Espaço Cultural Mário Crosa, junto à Câmara de Vereadores do município, é o ponto de partida da ação.
Ao longo dos próximos meses, a exposição também vai passar pela Praça CEU - Centro de Artes e Esportes Unificados, no bairro Cidade Nova, e pelo prédio da Secretaria da Cultura, no bairro São Pelegrino, além de outros espaços culturais da cidade. O acesso a todos os locais é gratuito.
A Expo TumTum abre a programação do festival. O acervo fotográfico é composto por registros que destacam alguns dos mais de 250 shows produzidos pelo TumTum ao longo da última década.
Somado a isso, a exposição antecipa outros momentos importantes do próprio festival, como a abertura do edital que seleciona atrações para compor o line-up, processo que deve iniciar em maio, bem como o Aquece TumTum, que começa em março.
"Em 2026, o TumTum chega com formato ampliado. O festival vai ocorrer ao longo de uma semana, com line-up que vai reunir artistas contemporâneos da cena musical da América do Sul. Além do formato tradicional, o TumTum agora é focado em atividades de formação e qualificação de agentes criativos, com mentorias, oficinas, painéis de debates e showcases em parceria com a UCS Escola de Música", antecipa Juli Pandolfo, diretora-executiva e criativa do TumTum Festival.
A gestora cultural menciona que entre os profissionais confirmados para a etapa formativa estão a paulista Dani Ribas, PHD em Sociologia e coordenadora do Instituto Abramus, e a gaúcha Dedé Ribeiro, produtora cultural há mais de 30 anos e com formação na Sorbonne.
A curadoria musical do festival é composta por profissionais de diversas regiões do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, que vão ter seus nomes divulgados em breve.
Novo conceito em evidência
Desde quinta-feira (22), as redes sociais do TumTum (Facebook, Instagram, TikTok e YouTube) apresentam conteúdos com a identidade visual da 11ª edição. As modificações estão conectadas ao novo conceito do festival, criado pela Bigode Design, de Caxias do Sul.
"Futuros que se tocam" sintetiza esse movimento: futuros plurais, construídos a partir do encontro entre gerações, trajetórias e ideias, onde a música e a cultura seguem sendo o elo que emociona, ensina e transforma.
Ao longo de sua primeira década de história, o TumTum Festival se consolidou no mercado musical da América do Sul com mais de 250 shows nacionais e internacionais, que reuniram milhares de pessoas em Caxias do Sul. No line-up, artistas consagrados e expoentes da musicalidade contemporânea continental.
Em sua segunda década, com conceito ampliado e renovado, o festival se prepara para criar novas conexões. Além de shows, por meio de ações formativas em parceria com a Escola de Música da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o TumTum irá qualificar profissionais essenciais para o setor cultural, como agentes culturais, artistas e profissionais da área técnica, possibilitando que experiências modernas e de excelência sejam desenvolvidas na Serra Gaúcha.
Leia mais:
Sicredi Pioneira oferece oportunidades para pessoas com deficiência
HD Parts contabiliza crescimento de 20% e faturamento de R$ 40 milhões em 2025
Associação Brasileira de Enologia lança Concurso do Suco de Uva Brasileiro
Caxias terá Colônia de Férias para Idosos
Centro de Atendimento à Pessoa Idosa apresenta balanço dos primeiros meses de atendimento em Caxias
Tags:
Cultura em Pauta Cultura Caxias do Sul TumTum Festival ações culturais exposição conceito formato
