Objetivo é valorizar tecnicamente a bebida, acompanhar o crescimento do consumo no país e ampliar o protagonismo da viticultura brasileira
redacao@serraempauta.com.br
25.01.2026 - 14h08min
Com 50 anos de atuação, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) dá um passo histórico e lança o Concurso do Suco de Uva Brasileiro Edição 2026 — o primeiro e único concurso no mundo dedicado exclusivamente à avaliação técnica e profissional desta bebida. Produtores registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em conformidade com a legislação brasileira vigente, poderão inscrever suas amostras até 13 de março de 2026.
As amostras inscritas serão avaliadas sensorialmente e poderão receber as medalhas Mérito Uva, Platina e Diamante, selos que passam a agregar valor comercial e institucional aos rótulos premiados. A degustação das amostras ocorrerá nos dias 9 e 10 de abril e a divulgação dos resultados está prevista para 11 de abril.
Para se inscrever os interessados devem acessar www.enologia.org.br onde há o regulamento completo e link para inscrições.
Embora algumas poucas provas contemplem, eventualmente, a categoria de suco de uva, nenhum deles é inteiramente dedicado a esta bebida. O concurso lançado pela ABE nasce com foco exclusivo, metodologia própria e avaliação conduzida por um painel de degustadores especializados, consolidando um espaço técnico inédito para reconhecimento e valorização do produto.
Para o presidente da ABE, enólogo Mário Lucas Ieggli, a iniciativa representa um avanço estratégico para o setor. “O suco de uva é um produto de enorme relevância para a vitivinicultura brasileira, tanto do ponto de vista econômico quanto cultural e nutricional. Criar um concurso exclusivo, com critérios técnicos e avaliação profissional, é uma forma de reconhecer quem faz bem feito, estimular a qualificação dos produtos e ampliar a percepção de valor do suco de uva nacional junto ao mercado e ao consumidor”.
A criação do Concurso do Suco de Uva Brasileiro reflete a relevância crescente do segmento no país. O consumo nacional da bebida registrou crescimento de 52% em 2023 em relação a 2016, alcançando cerca de 275 milhões de litros consumidos por ano no Brasil, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Mais do que um reflexo de mercado, o suco de uva tornou-se também uma alternativa estratégica para o fortalecimento da viticultura em diferentes estados brasileiros, ampliando oportunidades para produtores além do Rio Grande do Sul.
"Ao reconhecer tecnicamente os melhores produtos, o concurso contribui para elevar padrões de qualidade, gerar prestígio de marca e qualificar ainda mais a comunicação com o consumidor", ressalta Ieggli.
Benefícios do Suco de Uva
Além de sua relevância econômica e cultural, o suco de uva integral é reconhecido por seus benefícios à saúde, o que tem impulsionado de forma consistente o consumo da bebida no Brasil. Naturalmente rico em compostos fenólicos, como flavonoides e resveratrol, o suco de uva está associado à ação antioxidante, ao auxílio na proteção cardiovascular e ao combate aos radicais livres.
Estudos também relacionam o consumo regular do suco de uva integral à melhora da circulação sanguínea e ao suporte ao sistema imunológico, atributos que dialogam com a crescente busca do consumidor por alimentos naturais, funcionais e livres de álcool. Nesse contexto, a qualificação técnica do produto torna-se ainda mais relevante, reforçando a importância de critérios rigorosos de avaliação sensorial e de qualidade.
Leia mais:
Comitiva estuda sistema antigranizo implantado em Santa Catarina
Idosos em vulnerabilidade já podem ser apadrinhadas em Caxias do Sul
Randoncorp formaliza adesão a iniciativa de descarbonização na Suíça
Empresa de jogos da Serra Gaúcha firma parceria inédita com marca do grupo Cimed
CDL Caxias anuncia mudanças em diretorias e conselhos para 2026
Tags:
Concurso Brasileiro do Suco de Uva ABE Associação Brasileira de Enologia viticultura suco de uva
