Siga nossas redes sociais
Logotipo - Idosos em vulnerabilidade já podem ser apadrinhadas em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Idosos em vulnerabilidade já podem ser apadrinhadas em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Assistência Social

Idosos em vulnerabilidade já podem ser apadrinhadas em Caxias do Sul

Secretaria de Assistência Social e Cidadania amplia programa que era proporcionado somente à crianças

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Associação Jesus Senhor/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A população de Caxias do Sul já tem uma nova opção para auxiliar idosos que vivem em instituições de Longa Permanência. O Programa Apadrinhe Pessoas Idosas é um desdobramento do Programa Apadrinhe, já consolidado e que atende, com sucesso, crianças e adolescentes com vínculos familiares rompidos ou fragilizados. O programa, anteriormente oferecido pela Fundação de Assistência Social (FAS), passa a ser gerido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Caxias do Sul.  

o-que-move-a-serra-210-x-210-px-1.gif

Realizado com recursos do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI), gerido pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), o apadrinhamento, não se resume apenas a visitas. O foco é o tempo e o carinho. O padrinho ou madrinha estabelece um vínculo direto, realizando visitas periódicas, levando para passeios autorizados ou simplesmente compartilhando momentos de escuta e lazer.

O impacto é sentido na saúde física e mental. Segundo especialistas, o ato de "esperar por alguém" gera um novo propósito, o que contribui para reduzir, por exemplo, quadros depressivos. Já os padrinhos, em contrapartida, ganham uma rica troca de experiências. Terão, por exemplo, a oportunidade de ouvir relatos históricos do cotidiano da cidade por quem acompanhou as transformações econômicas, sociais e do dia a dia da cidade.

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Os interessados em participar do programa podem se inscrever pelo whatsapp 54 99708-0279 ou procurar por Apadrinhe Pessoas Idosas no Instagram e no Facebook. Após o contato inicial, a equipe técnica da Associação Jesus Senhor, responsável pela execução do programa, agendará uma primeira conversa de forma presencial ou online (por meio de vídeo chamada), conforme a disponibilidade do candidato, que nessa primeira conversa precisará apresentar RG, CPF e comprovante de endereço.

O passo seguinte será uma visita domiciliar para que a equipe compreenda o contexto social do candidato. Após a aprovação nessas etapas, os interessados participarão de uma capacitação conduzida pela equipe do programa, onde receberão orientações sobre o apadrinhamento, o esclarecimento de dúvidas e a integração com os outros padrinhos.

Cumpridas as etapas prévias e havendo afilhados disponíveis para o apadrinhamento é realizada a aproximação, que nada mais é do que uma primeira visita em companhia das equipes técnicas do Programa Apadrinhe e da instituição onde o idoso está abrigado.

Para o secretário de Assistência Social e Cidadania, Mauro Trojan, a ampliação do programa para também agregar as pessoas idosas marca mais uma inovação em Caxias do Sul, além de uma garantia de direitos. "A pessoa idosa tem o direito não apenas a um teto e à alimentação, mas também ao pertencimento social. Uma iniciativa que vai preencher essa lacuna e reconectar essas pessoas com a comunidade".

Leia Mais: 

Mortes no trânsito têm queda de 24% em Caxias do Sul 
Médicos encerram paralisação nas UPAs de Caxias do Sul
Randoncorp formaliza adesão a iniciativa de descarbonização na Suíça 
Obra de acesso ao Planalto, em Caxias do Sul, deve ser concluída em março
CDL Caxias anuncia mudanças em diretorias e conselhos para 2026

Tags:

Apadrinhe pessoas idosas Caxias do Sul assistência social SMASC CMPI idosos