Siga nossas redes sociais
Logotipo - Comitiva estuda sistema antigranizo implantado em Santa Catarina | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Comitiva estuda sistema antigranizo implantado em Santa Catarina | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

PREVENÇÃO

Comitiva estuda sistema antigranizo implantado em Santa Catarina

Visita técnica abrangeu os municípios de Fraiburgo, Videira e Caçador  

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Smapa - Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Com a intenção de conhecer e instalar um sistema antigranizo eficiente no Rio Grande do Sul para para proteger cultivos como uva e maçã, entre outros, uma comitiva de 43 pessoas visitou Santa Catarina para conhecer como funciona a tecnologia já utilizada naquele Estado há alguns anos.

o-que-move-a-serra-210-x-210-px-1.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, participou ativamente, já que a Smapa é uma das principais articuladoras para a instalação do sistema antigranizo na Serra, Campos de Cima da Serra e Vale do Caí.

"Os episódios de granizo preocupam muito, como ocorreu recentemente em Forqueta, Terceira Légua, Fazenda Souza e Santa Lúcia do Piaí, em Caxias do Sul", salienta Menegotto. 

As visitas ocorreram nos dias 21 e 22, nos municípios catarinenses de Fraiburgo, Videira e Caçador. No primeiro dia, a comitiva conheceu, em Fraiburgo, o funcionamento do gerador de solo com queima de iodeto de prata que age sobre o tamanho das pedras de gelo, a partir da emissão do produto para a atmosfera. O grupo foi recebido pelo meteorologista da empresa AGF, João Rolim, que opera os geradores e o monitoramento climático em Santa Catarina. Também conheceram o trabalho da empresa Fischer, que atua na produção de maçã, e que utiliza o sistema antigranizo como forma de proteção das plantas.

No município de Videira, o grupo esteve na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), para conhecer as estações de pesquisa em vitivinicultura. A agenda terminou na Prefeitura de Caçador, onde os visitantes foram recebidos para conhecer a parte administrativa, jurídica e econômica do projeto antigranizo que funciona hoje na cidade.

Menegotto explica que os próximos passos serão coordenados pela  Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do estado do Rio Grande do Sul (SEAPI), que deverá convocar uma reunião para tratar da viabilização do projeto, da origem de recursos para instalação e, principalmente, da manutenção do sistema. O investimento inicial é orçado em cerca de R$ 15 milhões. "Será um avanço muito importante para nossa agricultura.

Em Santa Catarina observamos que o sistema apresenta boa eficiência. Tanto que as empresas, governo estadual e municípios catarinenses estão investindo na sua ampliação", afirma o secretário.

Além do titular da Smapa, de Caxias do Sul também o secretário municipal de Segurança Pública, Paulo Roberto Rosa da Silva, representantes da Defesa Civil, CIC, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares. Também integraram a comitiva o secretário adjunto da SEAPI, Márcio Madalena, lideranças e técnicos de 22 municípios, do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura (Consevitis/RS), do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), da Emater, de cooperativas de crédito, seguradoras e agricultores.

Leia Mais:
Randoncorp formaliza adesão a iniciativa de descarbonização na Suíça 
Obra de acesso ao Planalto, em Caxias do Sul, deve ser concluída em março
CDL Caxias anuncia mudanças em diretorias e conselhos para 2026
Médicos encerram paralisação nas UPAs de Caxias do Sul
Quatro dos cinco livros mais vendidos no Brasil em 2025 são de colorir, aponta pesquisa

Tags: