Siga nossas redes sociais
Logotipo - Quatro dos cinco livros mais vendidos no Brasil em 2025 são de colorir, aponta pesquisa | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Quatro dos cinco livros mais vendidos no Brasil em 2025 são de colorir, aponta pesquisa | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Cultura em Pauta

Quatro dos cinco livros mais vendidos no Brasil em 2025 são de colorir, aponta pesquisa

A escritora, jornalista e doutora em Escrita Criativa, Maristela Scheuer Deves, analisa os dados preocupantes

Jornalista - Gustavo Tamagno Martins

redacao@serraempauta.com.br

Pexels/Banco de Imagens
Foto Principal - Notícia

Levantamento faz parte da Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos

Quatro dos cinco livros mais vendidos no varejo brasileiro em 2025 foram livros de colorir: todos da coleção “Bobbie Goods”, publicada pela HarperCollins Brasil. Os dados fazem parte da Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos, divulgada nesta semana.

o-que-move-a-serra-210-x-210-px-1.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A pesquisa, realizada a partir da solução BookScan, monitora as vendas de livros em livrarias, e-commerces e supermercados. A relação diz respeito às vendas realizadas entre os dias 30 de dezembro de 2024 e 28 de dezembro de 2025.

Juntos, os quatro títulos de colorir da coleção venderam mais de 1,5 milhão de exemplares apenas no varejo. O outro integrante no top 5 da “categoria geral” é o devocional “Café com Deus Pai 2025”, que aparece com a marca de 282 mil exemplares.

A escritora, jornalista e doutora em Escrita Criativa, Maristela Scheuer Deves, analisa os dados como preocupantes e admite que ficou chocada, mas não totalmente surpresa ao ver a lista da Nielsen-PublishNews referente a 2025. 

Ela reforça o que já indicaram as duas últimas edições da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil: viemos perdendo leitores aos milhares ao longo da última década.

“Ah, mas é só um modismo. Pode ser, tanto que neste início de 2026 os livros de colorir sumiram das listas. Mesmo assim, indica uma tendência, e ajuda a derrubar o mito - por vezes tomado como verdade - de que o único motivo da baixa leitura no país são os altos preços dos livros. Se fosse, os livros de colorir não teriam vendido tanto”, comenta a gaúcha.

Maristela afirma que não tem nada contra esses livros, afinal, colorir é mesmo divertido, mas questiona: e a literatura? E os romances, os contos, a poesia? 

“Somos um país com excelentes escritores, mas que parece menosprezar a literatura - em especial, a produzida por aqui. Sim, há grandes leitores, alguns leem até mesmo dezenas de livros num ano, mas são uma minoria. Por vezes, vivemos numa bolha e não percebemos que mais da metade da população não lê sequer um livro há muito, muito tempo”, explica.

Crédito da foto: Diogo Sallaberry/Arquivo pessoal

Portanto, como mudar essa realidade? Conforme a escritora, não há respostas prontas, ao menos, que conheçamos, mas ela dá dicas de como podemos ajudar a reverter esse quadro.

“Precisamos de políticas públicas de incentivo à leitura, sim, porém todos nós podemos fazer a nossa parte. Que tal trocar meia hora diária de redes sociais por um bom livro? Que tal presentear livros? Que tal voltar a frequentar nossas bibliotecas? E se pudermos prestigiar os autores e as autoras nacionais, inclusive os novos nomes que estão surgindo, comprando suas obras melhor ainda”, destaca Maristela.

O momento de comemoração, com o cinema brasileiro bombando lá fora, após as quatro indicações do filme "O Agente Secreto” ao Oscar, também é uma boa oportunidade para valorizarmos a literatura nacional e mostrarmos ao mundo que o Brasil é forte em cultura nas mais variadas áreas.

A saber

Maristela é autora dos livros “A Culpa é dos Teus Pais”, “O Caso do Buraco”, “O Sumiço das Bergamotas”, “Os Deliciosos Biscoitos de Oma Guerta”, “Uma Cidade Desassombrada”, “O Baú dos Contos de Fadas”, “O Mistério da Dama Fantasma”, "Morte no Mercado Público" e “6 Estrelas: O Subterrâneo dos Jesuítas”.

Em sua carreira literária coleciona o Prêmio Ages Livro do Ano e o Prêmio Ages na categoria Juvenil, sendo finalista dos prêmios Livros do Futuro, Minuano e Aberst.

Leia mais:
Obra de acesso ao Planalto, em Caxias do Sul, deve ser concluída em março

CDL Caxias anuncia mudanças em diretorias e conselhos para 2026
Caxias do Sul recebe espetáculo para bebês e crianças pequenas em fevereiro

Consevitis-RS leva cinco vinícolas para o Paleta Atlântida 2026, em Xangri-Lá
Flores Blues Jazz 2026 terá primeiro preview com cortejo musical em Porto Alegre

Tags:

Cultura em Pauta Cultura Brasil vendas livros colorir pesquisa dados Maristela Scheuer Deves