“Gaúcho Goods”, de Hanna Hann, reúne diversos elementos da cultura riograndense
redacao@serraempauta.com.br
06.07.2025 - 17h50min
O que começou como uma brincadeira com o marido se tornou um projeto de sucesso de uma caxiense em poucos dias após a divulgação. A inspiração pela onda de interesse das pessoas por livros de colorir e a paixão pela cultura do Rio Grande do Sul impulsionaram Hanna Hann, de 25 anos, a criar o Gaúcho Goods, versão gaúcha do famoso livro de colorir Bobbie Goods.
Hanna sempre teve o hobby de desenhar e entre brincadeiras e ideias trocadas com o marido Joé, surgiu a iniciativa em criar o mascote Pilchadinho, urso trajado com vestimentas típicas e que procura transmitir o carisma do povo gaúcho.
O processo de criação e elaboração do projeto levou em torno de dois meses. Hanna comenta que todo o livro foi feito à mão por ela e para a digitalização foi utilizada uma ferramenta de Inteligência Artificial.
Os desenhos para ilustração possuem diversos elementos culturais e são ricos em detalhes que retratam as tradições e costumes do povo gaúcho, como o passeio a Gramado e a presença indispensável do chimarrão, do churrasco, do vinho e da música gaúcha.
Além de Pilchadinho, Hanna conta que o livro conta ainda com outros personagens como a coelhinha Aurora, inspirada no Hino Riograndense, e o Querêncio, um quero-quero, símbolo tradicional do Rio Grande do Sul.
A caxiense conta que recebeu o primeiro protótipo do livro na semana passada e desejava fazer o lançamento oficial mais adiante, mas resolveu postar um vídeo no TikTok mostrando o livro. A publicação repercutiu e já passa de 800 mil visualizações, o que fez com que muitas pessoas começassem a procurar o trabalho de Hanna.
“Não tenho mais nem como contabilizar a quantidade de livros que estão sendo vendidos, porque a todo momento eu recebo notificações dizendo que eu fiz mais uma venda. Muitas pessoas de Caxias do Sul também estão me procurando e fazendo a compra diretamente comigo. É muito gratificante perceber que, mesmo dentro das minhas inseguranças e do apoio do meu marido, esse projeto está indo para frente de forma muito rápida. É surreal”, expressa Hanna.
O livro pode ser garantido diretamente com a Hanna, sob encomenda, pelo perfil @gauchogoodsbr no Instagram ou na Shoppee.
Leia mais:
Katherin Misura assume como diretora-executiva do Instituto Hélice, de Caxias
Parceria concederá auxílio-moradia a 10 famílias da Vila São Pedro, em Caxias
Obras bloqueiam novo trecho da Montaury a partir de segunda, em Caxias
Candidatas a rainha e princesas da Festa da Uva 2026 tornam-se embaixatrizes
Ligação entre o bairro Desvio Rizzo e o Esplanada, em Caxias, passa por melhorias
Tags:
Cultura Cultura em Pauta Caxiense Caxias do Sul Gaúcho Goods Hanna Hann Livro de Colorir Famoso