Objetivo do espaço, além de ser um local para leitura, é integrar as mais de 300 pessoas que circulam diariamente pelo local
redacao@serraempauta.com.br
15.05.2025 - 17h45min
A Prefeitura de Caxias inaugurou a biblioteca e sala multiuso para integrar mais de 300 frequentadores do Centro de Capacitação e Comércio (CCC). A iniciativa da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico oferece espaço de leitura e convivência no 2º andar do empreendimento. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (14).
O projeto da biblioteca contou com o apoio da ONG Moradia e Cidadania, dos funcionários da Caixa Econômica Federal e da Nesta Arquitetura, que destacou, em forma de quadros nas paredes do espaço, os objetivos de desenvolvimento sustentáveis da ONU – ODS, mostrando o propósito do CCC.
"A ideia dos quadros dos ODS's vem ao encontro do Plano de Trabalho do Centro de Capacitação, pois estamos atendendo 11 dos 18 objetivos", citou a Coordenadora Regional da Serra Gaúcha da ONG Moradia e Cidadania, Débora Bolzzoni.
Segundo o secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier (MDB), a inauguração da biblioteca representa muito mais que simplesmente um novo espaço no CCC. Ela representa a pluralidade e a diversidade com que o lugar conversa.
"Esse processo todo é fundamental para a diversidade da sociedade. O espaço que o CCC ocupa é um espaço múltiplo, ele é um espaço das mais variadas possibilidades que a sociedade caxiense necessita. Faço questão de ressaltar que esse local tem dado muito certo e as entregas que foram feitas somente nesse ano, somado ao que vem pela frente, tornará Caxias referência no Estado. Esse lugar vai se tornar cada vez mais um espaço de acolhimento, de qualificação, inclusão social e de diversidade para Caxias do Sul. Esse é o nosso grande objetivo", afirma Gremelmaier.
Já, o secretário adjunto da pasta, Silvio Tieppo (PRD), aproveitou para saudar os presentes e lembrou dos diversos momentos difíceis que o CCC enfrentou, mas que foram todos superados.
"Nós acolhemos os ex-ambulantes, que, agora, estão se sentindo em casa. Estamos num espaço de acolhimento mas também de muito desenvolvimento econômico e social. Me sinto honrado em estar aqui. Como já havia dito, durante a caminhada não foi só brilho, mas está sendo de uma grande e excelente colheita", ressalta Tieppo.
O vice-prefeito, Edson Néspolo (União Brasil), também aproveitou o momento para agradecer a presença de todas as autoridades. Néspolo destacou que sua fala era para agradecer a todos os envolvidos e, principalmente as entidades que apoiam o Centro de Capacitação e Comércio.
"Deixo um grande agradecimento as entidades, pois sabemos que o poder público não tem condições de fazer tudo, mas é assim que funciona, todos se dando as mãos para seguir numa mesma direção. Uma biblioteca não é apenas um lugar em que as pessoas possam ir em um momento de lazer para ler um livro. A biblioteca tem uma simbologia de cultura, de aprendizagem. É um espaço para dar mais dignidade a pessoa que está procurando se aperfeiçoar e a crescer na vida. Parabéns pelo trabalho que vocês estão fazendo, sigam em frente. Quem ganha com isso é a nossa comunidade e aqueles que mais precisam e que, muitas vezes, não tem condições de pagar um curso, e a gente sabe que tudo isso é inclusão", finaliza Néspolo.
Leia mais:
Operação flagra 17 caminhões em mau estado de conservação em Caxias
Leilão da PPP da Educação Infantil de Caxias é adiado para 8 de julho
Aprovada licitação para escola infantil no Planalto Rio Branco, em Caxias
Cidades da Serra recebem sessões inclusivas com filme de Chaplin
Servidores municipais de Caxias paralisam atividades na sexta-feira
Tags:
Geral melhorias Centro de Capacitação e Comércio Caxias do Sul inaugura biblioteca sala multiuso Secretaria do Turismo