Analistas conheceram o projeto que já se tornou referência no Estado
redacao@serraempauta.com.br
17.07.2025 - 10h11min
O Centro de Capacitação e Comércio (CCC) recebeu na terça-feira (15), 28 analistas do Sebrae, vindos de nove regionais. O intuito da visita foi conhecer o CCC, que já é referência em diversas localidades devido aos projetos realizados no espaço.
Além de possuir, na parte térrea, as bancas dos ex-ambulantes, o espaço conta com diversas salas de capacitação no andar superior. O CCC trabalha conforme as diretrizes dos objetivos sustentáveis da ONU, em seus três principais projetos: Banco do Vestuário, Organiza Caxias e Capacita Caxias.
O Banco do Vestuário, existe desde 2009, e tem como foco a reutilização do resíduo têxtil, promovendo uma economia circular em seus cursos de costura e projetos de voluntariado.
O Capacita Caxias, criado em 2022, atua na inclusão produtiva, com capacitações profissionais tanto para o pequeno empreendedor, quanto para quem quer se qualificar para entrar no mercado de trabalho.
Já o Organiza Caxias, também criado em 2022, auxilia no cadastro do comércio ambulante, inclusão produtiva e autonomia dos comerciantes, em sua maioria, senegaleses.
A diretora de Planejamento, Daniela Barbosa Maino, conduziu a apresentação mostrando aos analistas do Sebrae os desafios, as estratégias e os resultados obtidos desde a elaboração da Lei que criou o Centro de Capacitação e Comércio.
"Foi um encontro muito importante, a parceria do Sebrae ressalta a importância do Programa Cidade Empreendedora o qual trabalhamos principalmente na valorização das empresas", destaca.
Segundo o secretário adjunto do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Silvio Tieppo, a estrutura do CCC entrega muito mais que bancas de comércio.
"O espaço, gerido por servidores públicos, além de tirar das ruas e abrigar 47 bancas comerciais, também oferece uma biblioteca, uma unidade da Sala do Empreendedor, uma sala de informática, a sala de cursos Sebrae, uma sala para cursos técnicos, uma sala de costura, além de uma sala para projetos sociais. Mais de 300 pessoas circulam diariamente pelo espaço, que tem mostrado um potencial incrível", ressalta.
Somente nesse primeiro semestre, quase mil pessoas foram capacitadas e mais de 50 parcerias com entidades, instituições e empresas locais foram firmadas.
Tieppo aproveitou também para agradecer à direção do Sebrae Regional de Caxias do Sul pela parceria construída ao longo dos últimos anos.
"Com o apoio do Sebrae, conquistamos, por meio da Sala do Empreendedor, por três vezes consecutivas, o selo máximo estadual – Selo Diamante. Agora, seguimos motivados e trabalhando para alcançar o Selo Diamante Nacional.
O secretário adjunto ressalta que graças a essa parceria, Caxias se tornou um Município referência no atendimento a empreendedores e também àqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho ou crescer profissionalmente em suas carreiras como CLT.
Leia mais:
Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis inicia nesta quinta
Estrada no interior de Caxias segue bloqueada e exige detonação de rochas
Justiça rejeita ação da Visate sobre contrato com Caxias do Sul
Rua Ludovico Cavinatto terá bloqueio total a partir de quinta em Caxias
Um mês para o início da Noite Italiana de Antônio Prado
Tags:
Geral case Centro de Capacitação e Comércio Caxias do Sul recebe visita regionais Sebrae