Tecnologia garante funcionamento dos dispositivos de segurança e monitoramento viários nas estradas administradas pela CSG
redacao@serraempauta.com.br
16.07.2025 - 08h57min
A concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) avança na adoção de soluções sustentáveis com a implantação de 60 sistemas fotovoltaicos em pontos estratégicos da malha viária sob sua administração.
Os equipamentos já estão em operação e têm como finalidade a geração de energia limpa para alimentar Controladores e Redutores Eletrônicos de Velocidade, além dos Sistemas de Análise de Tráfego (SATs).
O investimento em infraestrutura energética renovável tem como base três pilares: eficiência operacional, autossuficiência energética e redução do impacto ambiental. A conversão direta da energia solar em energia elétrica promove significativa economia no consumo de fontes convencionais, reduzindo a dependência da rede elétrica e contribuindo para a diminuição da pegada de carbono da operação.
Além dos benefícios ambientais diretos — como a mitigação da emissão de gases de efeito estufa e o estímulo ao uso racional dos recursos — o projeto também promove ganhos econômicos a médio e longo prazo, com redução de custos operacionais e maior estabilidade energética para o funcionamento contínuo e confiável dos dispositivos de segurança e monitoramento viário.
"A expectativa é que, após o primeiro ciclo completo de operação anual, os dados de desempenho energético consolidem o modelo como referência em gestão sustentável na infraestrutura de transporte", adianta o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres.
Leia mais:
Empresa caxiense capta cerca de R$ 400 milhões no mercado financeiro
Vereadores convidam deputados para Congresso de Agentes Públicos em Caxias
Ipam apresenta evolução patrimonial do Faps de Caxias do Sul
Câmara de Bento Gonçalves aposta em energia limpa
Definida empresa que vai construir UBS Vila Romana em Caxias do Sul
Tags:
Geral sustentabilidade CSG concessionária instala 60 painéis solares rodovias Serra Vale do Caí