Siga nossas redes sociais
Logotipo - Convenção CDL reúne cinco mil pessoas em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Convenção CDL reúne cinco mil pessoas em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Consolidada

Convenção CDL reúne cinco mil pessoas em Caxias do Sul

Evento superou expectativas e celebrou o fortalecimento do ecossistema empresarial local

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

William Cabral/Off Photo/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Com uma estrutura 25% maior do que a do ano anterior, a 3ª Convenção CDL Caxias recebeu nesta quarta (13) e quinta-feira (14) cinco mil pessoas no Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva. O evento gratuito e exclusivo para associados da CDL Caxias superou a expectativa de público e consolida-se como um dos principais movimentos de atualização, relacionamento e fomento aos negócios no cenário regional e nacional.

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Com o tema ‘Seu Negócio em Movimento’, a programação atraiu um público engajado, que teve acesso a conteúdos de altíssimo nível distribuídos entre o Palco CDL e o Palco Sebrae.

Mauro Andreazza, presidente da CDL Caxias reafirmou o papel de protagonista da CDL Caxias no fortalecimento da cidade, do comércio e do empreendedorismo local.

"Foi uma edição marcante. Superamos nossas expectativas de público, o que foi extremamente positivo. A Convenção reforça nosso compromisso com o desenvolvimento dos negócios locais, oferecendo conhecimento e oportunidades com acesso gratuito e sem a necessidade de deslocamento a grandes centros", avaliou.

Vídeo e selo 60 anos e CDL IA

Entre as novidades anunciadas durante a 3ª Convenção CDL Caxias, a entidade apresentou seu novo vídeo institucional e o selo comemorativo em que celebra 60 anos de fundação no dia 14 de dezembro. Andreazza enfatizou que são seis décadas se reinventando, construindo diálogos e parcerias, e a Convenção é a prova disso.

Na oportunidade, também foi anunciado o lançamento da CDL IA, um sistema de Inteligência Artificial Generativa Conversacional treinado para o varejo e serviços. Alimentada com toda a expertise do Sistema CNDL, a ferramenta conta com especialistas e fluxos criados para o dia a dia das empresas, oferecendo orientações práticas e informações estratégicas para empreendedores e suas equipes.

De vendas à inovação e IA

No Palco CDL, localizado no mezanino, grandes nomes do cenário nacional como Martha Gabriel, mostrou a importância das conexões com o futuro e a inovação como forma de agregar valor perceptível para o público. Considerada uma das principais pensadoras digitais do Brasil, deixou um recado muito importante: "quem evita problemas, está fugindo de oportunidades".

O treinador de vendas Gustavo Malavota trouxe dicas para desenvolver uma mentalidade mais vendedora. Ele ressaltou que 73% das empresas não bateram metas em 2024 e admitiu que vender é algo complexo. Malavota enfatizou que se as pessoas não conseguem trabalhar com incertezas, também não conseguem lidar com crescimento. Para ele, a boa experiência de atendimento é o básico bem feito.

Ana Tex, especialista em marketing digital e Inteligência Artificial deu uma aula básica sobre como utilizar a IA em prol dos negócios, proporcionando maior produtividade, estratégia e infinitas possibilidades. Para ela, os negócios têm duas opções: "mudar agora ou se afogar e ficar preso ao passado".

O ex-VP Marketing do McDonalds, João Branco, responsável por mudar a marca para “Méqui’, enfatizou que é preciso colocar o cliente no centro, não dar bola para a concorrência e focar no que o negócio pode fazer pelo cliente. Branco ressaltou que o consumidor vai ao estabelecimento porque precisa de ajuda. A dica de ouro foi "importe-se com o cliente".

Motivação, felicidade e perfil do novo consumidor

Ovacionado no início e aplaudido de pé ao final de sua palestra, Geraldo Rufino, ex- catador de latinha e fundador da maior recicladora automotiva da América Latina, trouxe otimismo e motivação aos associados. Sempre com um largo sorriso no rosto, exaltou a importância de ouvir, ser grato e humilde. Como ensinamento sugeriu que o público olhe para dentro e enfatizou "crise e fé só funcionam para quem acredita".

A especialista em felicidade e sustentabilidade humana, Renata Rivetti, apresentou os desafios do mundo do trabalho, como exaustão, desmotivação e ambientes tóxicos. Segundo ela, existe pseudoprodutividade, ou seja, de oito horas trabalhadas apenas três são realmente entregues. Rivetti foi taxativa ao dizer que o mundo do trabalho precisa de mudanças e que cerca de 33% dos trabalhadores sofrem de transtornos mentais.

"Cuidar das pessoas é cuidar dos negócios. Pessoas felizes trazem mais resultados. A cultura do bem-estar é aliada dos resultados".

O futuro do consumidor em 2026 foi a abordagem de Nathália Bassetti, head of retention da WGSN, responsável por mapear os movimentos e entender tendências de consumo. A especialista ressaltou a importância dos negócios estarem atentos para lacunas de mercado com novas necessidades em grupos de pessoas. Ela abordou como a marcas podem incluir a felicidade na estratégia de negócios e ajudar os consumidores, o que elas estão fazendo para se tornarem mais inclusivas e como podem oferecer mais oportunidades de socialização.

Para fechar o evento em alto astral, Marcos Piangers tratou de futuros humanos, em que abordou habilidades sociais, empatia, liderança e conexão.

Palco Sebrae

O Palco Sebrae trouxe debates relevantes sobre o desenvolvimento local. O primeiro dia contou com um painel sobre as possibilidades do turismo em Caxias do Sul. Já no segundo dia foi apresentada uma análise aprofundada sobre o cenário econômico nacional e internacional, com foco nos impactos e oportunidades para os negócios regionais. A programação também incluiu 45 pitches de vendas, apresentados por associados da CDL Caxias.

Ainda no térreo, a Feira de Negócios, que nesta edição foi ampliada com a presença de 33 expositores dos mais diversos segmentos, permitiu conexões entre os associados.

Leia mais:
Cartaz oficial da Festa da Uva 2026 tem o imigrante como figura central
Professor Fábio Verruck assume a direção do TecnoUCS
A importância da Educação Física Escolar
Caxias contrata serviço de deslocamento de postes em apoio a obras viárias
Projeto Vovôs Radicais será atração da Feira Maesa Cultural, em Caxias

Tags:

Geral consolidada convenção CDL Caxias cinco mil pessoas Caxias do Sul