Siga nossas redes sociais
Logotipo - Corte de Antônio Prado se prepara para última Noite Italiana | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Corte de Antônio Prado se prepara para última Noite Italiana | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Experiência

Corte de Antônio Prado se prepara para última Noite Italiana

A rainha Ingrid Lodi Barison e as princesas Amanda Falavigna e Ana Júlia Toresan Cavazzola representam o Município desde 2023

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Thomas D'Avila/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A 43ª Noite Italiana de Antônio Prado ocorre nos dias 16 e 23 de agosto e marca o fim de um ciclo de intenso trabalho realizado pelas soberanas de Antônio Prado, a rainha Ingrid Lodi Barison e as princesas Amanda Falavigna e Ana Júlia Toresan Cavazzola. As jovens representam desde 2023 a Noite Italiana e as demais festas do Município com muito amor e dedicação.

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A rainha, Ingrid, 23 anos, agricultora e estudante de Engenharia Química, resume esses três anos como uma experiência única. Ela define a fase como autoconhecimento.

"Passou muito rápido, mas aproveitei todos os momentos da melhor forma. Aprendi muito sobre meus sentimentos e na convivência do trio buscamos sempre o melhor para a Noite Italiana".

Ingrid lembra do conselho que recebeu de uma ex-rainha, o qual norteou a sua trajetória e que levará para a vida: "Seja você mesma".

Como bisneta de imigrantes italianos viu na Noite Italiana a oportunidade de honrar seus antepassados e valorizar a cultura de Antônio Prado.

"O nosso Município não está parado no tempo, vejo com outros olhos, está vivo no centro histórico tombado pelo Iphan, na preservação da cultura italiana e dos costumes da nossa gente, na farta gastronomia e na diversão inspirada nos filós. Tudo isso e muito mais é oferecido aos moradores e turistas que participam da festa. Já estou com o coração apertado, mas feliz e com a certeza de que fizemos um bom trabalho que engrandeceu ainda mais a tradicional festa da cidade".

Para a princesa Amanda, 25, artista plástica e estudante de Arquitetura, esse período foi a realização de um sonho.

"Conheci pessoas, vivenciei outras experiências, visitei lugares. Foi desafiador conciliar trabalho, estudo e os compromissos, mas o carinho das pessoas me faz sentir que uma vez princesa, sempre princesa. Para mim a palavra que define a Noite Italiana é celebração. São 43 edições que relembram as nossas raízes. Como futura arquiteta prezo pela valorização das 48 casas tombadas do nosso Município, mas além disso acredito na preservação da cultura do nosso povo".

Amanda disse que como artista plástica pretende seguir envolvida nesse ambiente de festas e que vai usar a sua experiência e talento para inspirar outras jovens a realizar esse sonho.

Já Ana Júlia, 22, supervisora comercial e estudante de Pedagogia, lembra que sentiu um arrepio quando foi escolhida.

"Estar no palco com todos me olhando e torcendo, sentindo aquela sensação de conquista será para sempre inesquecível. Tenho orgulho de carregar esse título que representa o amor que tenho por Antônio Prado, a nossa cultura italiana, a valorização das minhas raízes do interior, costumes que ainda preservamos na família, o Talian, a comida, a religiosidade e a dança típica. A Noite Italiana me trouxe mais proximidade com as pessoas, recebo muito carinho, especialmente das crianças. Minha expectativa para essa última festa é de aproveitar ao máximo para guardar as melhores lembranças."

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Antônio Prado, realizadora do evento, Claudia Maschio, reconhece o envolvimento e o importante trabalho do trio para a divulgação da Noite Italiana.

"Muitas vezes elas precisaram conciliar trabalho, estudo e até abrir mão de compromissos pessoais para cumprir a agenda da Noite Italiana. A aproximação delas com os moradores e visitantes torna a festa ainda mais acolhedora e alegre. Tenho certeza que cada uma deixará a sua marca e que serão inspiração para o novo trio que será escolhido em maio de 2026".

Os ingressos do 2º lote custam a partir de R$ 220 (+ taxas) e podem ser adquiridos pelo site minhaentrada.com.br e www.noiteitaliana.com.br. Crianças até 6 anos não pagam e de 7 a 12 anos; pagam R$ 100 (necessário apresentação de documento). O estacionamento é gratuito.

Leia mais:
Sindiserv manifesta preocupação com possibilidade de privatização do Samae
Pedrinho Festa mapeia a cena hip hop gaúcha em livro
Trinopolo traz o 'Marketeiro Confesso' nesta sexta-feira a Caxias do Sul
Comissão de Instalação conhece zoneamento do Parque Rural de Caxias
Alma Lusitana celebra a música portuguesa em Caxias do Sul

Tags:

Geral experiência corte Antônio Prado prepara última Noite Italiana Ingrid Lodi Barison Amanda Falavigna Ana Júlia Toresan Cavazzola