Em nota, autarquia ressalta que não existe qualquer interesse, intenção ou cogitação de privatizar os serviços de água e esgoto
redacao@serraempauta.com.br
06.08.2025 - 15h45min
O Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) se posiciona contrário a privatização de água e esgoto em Caxias do Sul. Recentemente, o Governo do Estado divulgou um estudo contratado que indica a transferência para a iniciativa privada do serviço de Caxias e outros 175 municípios gaúchos.
Conforme a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, a entidade é totalmente contrária à possibilidade de privatização do Samae. Segundo ela, a autarquia tem uma longa história de dedicação e zelo com a produção de água e esgoto para que a cidade seja melhor e tenha uma maior qualidade de vida.
"Nós não aceitaremos sequer a ideia de privatizar o Samae. Ele foi construído com os recursos dos impostos de todos os caxienses e vem operando nessa cidade há muitos anos sendo responsável pela água, saneamento e tratamento de esgoto. O Samae é nosso, é do povo de Caxias", reforça.
Para realizar o estudo, o governo Leite contratou o Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável que desenvolve projetos de concessão e PPPs.
Em nota, o Samae ressalta que não existe, por parte do Município de Caxias do Sul, qualquer interesse, intenção ou sequer cogitação de privatizar os serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto.
O diretor-presidente do Samae, João Uez (Republicanos), destaca que a autarquia, que completará 60 anos em janeiro, é referência nacional.
“Fornecemos uma das melhores águas do Brasil, atendendo a 99% da população, e temos mais de 90% de coleta de esgoto, além de investimentos em andamento para ampliar o tratamento”, argumenta.
O Samae avançou 11 posições no último Ranking Nacional do Saneamento, elaborado pelo Instituto Trata Brasil com foco nos 100 municípios mais populosos do Brasil. O destaque está no abastecimento de água, que recebeu nota 10 no levantamento. Em todos os quesitos, os índices caxienses estão acima da média nacional.
Com nota média de 7,78, Caxias é o sexto Município que mais cresceu no ranking. Entre os gaúchos, ocupa a segunda posição, atrás apenas de Porto Alegre (nota 7,81). Esse indicador vai continuar subindo com as obras de implantação e extensão de redes realizadas pelo Samae em 2024, que só irão aparecer no próximo levantamento, e que prosseguem 2025.
“Caminhamos para atingir as metas do Marco Legal do Saneamento antes do prazo limite (2033). O Samae foi, é e continuará sendo público. É da população de Caxias, que paga seus impostos e recebe um serviço de qualidade reconhecida nacionalmente”, ressalta Uez.
Leia mais:
Pedrinho Festa mapeia a cena hip hop gaúcha em livro
Trinopolo traz o 'Marketeiro Confesso' nesta sexta-feira a Caxias do Sul
Comissão de Instalação conhece zoneamento do Parque Rural de Caxias
Alma Lusitana celebra a música portuguesa em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias abrirá em dois sábados para regularização fiscal
Tags:
Geral estudo Sindiserv manifesta preocupação possibilidade privatização Samae Caxias do Sul